Cabeça d’água surpreende banhistas e deixa um morto e vários desaparecidos, em Itatiaia

0

ITATIAIA

O Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa de Itatiaia estão trabalhando no resgate de banhistas que tomavam banho nas águas do Rio Campo Belo, no fim da tarde deste domingo, 20, na localidade conhecida como Paraíso Perdido, nas proximidades do Parque Nacional de Itatiaia.  Num trecho mais abaixo do rio, próxima ao Centro de Recuperação de Itatiaia (unidade de saúde do Exército), imediações do balneário Conora, por volta das 18 horas, dezenas de banhistas foram surpreendidos por uma forte correnteza que alterou as características do rio. A situação foi provocada, segundo a Defesa Civil, devido ao alto volume de água decorrente provavelmente de um fenômeno da natureza chamado de cabeça d’água.

A força da correnteza dificultou a saída dos banhistas

A cabeça d’água acontece depois de uma chuva forte que aumenta o nível do rio e provoca enxurrada por conta do fluxo de água. É comum durante o verão, principalmente em Itatiaia, onde o Rio Bonito recebe alto volume de água proveniente do alto do Parque Nacional de Itatiaia. Ela é diferente da tromba d’água, que se forma através de tornados, seja em rios ou oceanos.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Itatiaia, Valdair do Nascimento, as equipes estão nesse momento no leito do Rio Bonito, garantindo o resgate de banhistas. Há o relato de ao menos um óbito. “Fomos acionados para intervir nesta situação da cabeça d’água, que acreditamos ter ocorrido no alto do Parque Nacional. A enxurrada surpreendeu quem ainda estava dentro da água, no trecho do Paraíso Perdido, próximo ao CRI. Não chovia por lá e isso deixou as pessoas ainda mais surpresas quando a correnteza ganhou força. Os Bombeiros foram acionados e estamos juntos trabalhando no resgate de quem não conseguiu sair das margens. Ouvimos relatos de desaparecidos, mas os dados ainda serão confirmados. Está tudo muito recente”, disse o coordenador que tem o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal nas operações.

A Defesa Civil de Itatiaia e o Corpo de Bombeiros auxiliaram a retirada de banhistas

Por volta das 20h30min a Defesa Civil divulgou um balanço do resgate e confirmou que ao menos um óbito foi confirmado, sem identificação do banhista. E confirmou, ainda o desaparecimento de outras oito pessoas e que dois veículos estão abandonados na Estrada do Parque Nacional. O leito do Rio Campo Belo atingiu 3 metros de altura, o que dificulta as buscas em trechos de acesso mais difícil.

FAZENDA ALELUIA

Esta foi a segunda tragédia envolvendo banhistas em Itatiaia. No sábado, 19, o servidor público Renildo Barbosa, 54 faleceu ao tentar socorrer um adolescente de 16 anos, que estava se afogando nas águas do Rio Bonito, na localidade conhecida como Fazenda Aleluia. O menino era sobrinho do servidor e ambos morreram afogados. Eles foram enterrados hoje, em Volta Redonda, sob muita tristeza da família que perdeu dois membros num momento de lazer e descontração, numa tarde de verão.

O Paraíso Perdido é situado acima do balneário Conora

ORIENTAÇÃO

Diante das situações atípicas, a Prefeitura de Itatiaia reiterou os informes se alerta aos banhistas que frequentam os rios da cidade, durante o verão. O coordenador de Defesa Civil Valdair do Nascimento lembra que a prevenção ajuda a evitar acidentes, e orienta para que a qualquer sinal de perigo as pessoas mantenham a calma e  busquem  ajuda da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros. 

É fundamental que todos os banhistas fiquem atentos ao nível da água em rios e cachoeiras, a Defesa Civil orienta que nunca permaneçam na água durante as chuvas fortes, raios ou trovões ou ao sinal de cheias repentinas. “Nossa orientação maior é que as pessoas fiquem sempre atentas  e acompanhem os boletins meteorológicos. É fundamental também que a qualquer sinal de perigo o morador tente manter a calma e se possível procure um local seguro  até a chegada do socorro”, disse Valdair.

Em situações de emergência a população deve ligar para o telefone 199. Aos sábados, domingos e feriados o órgão pode ser acionado 24 horas através do telefone da Guarda Civil Municipal 153 ou ainda (24) 3352 6752.

 

Deixe um Comentário