BARRA DO PIRAÍ
Considerada uma das maiores fabricantes brasileiras de embalagens inovadoras e sustentáveis, a Brasilata dá um passo significativo em sua estratégia de promoção da inclusão e da diversidade no ambiente de trabalho, com o lançamento de um programa de vagas afirmativas voltadas para o público com mais de 40 anos.
Os interessados em se candidatar a posições na Brasilata pelo programa de vagas afirmativas para o público 40+ devem realizar inscrição pelo site https://encurtador.com.br/R4eWq
Com o projeto, a empresa reforça seu compromisso com a construção de uma equipe mais diversa, do ponto de vista etário, respeitando e valorizando a experiência e o conhecimento desse público.
De acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 57% da força de trabalho no Brasil terá, até 2040, mais de 45 anos de idade, criando, dessa forma, um enorme contingente de profissionais à disposição das diferentes atividades econômicas, dentre as quais está a indústria de embalagens. De olho nessa realidade, a Brasilata desenvolveu seu próprio projeto de inclusão etária, baseada, ainda, na compreensão de que, para alcançar a excelência em seus processos e continuar inovando em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial contar com um time amplo e diversificado, que traga diferentes perspectivas e competências.
Dessa forma, o profissional de perfil 40+ pode desempenhar um papel estratégico, agregando conhecimentos adquiridos ao longo da carreira e uma visão amadurecida sobre os desafios e oportunidades que surgem no ambiente corporativo.
De acordo com Juliana Cordeiro, gerente de Recursos Humanos da Brasilata, a ideia é aproveitar a experiência, a estabilidade e a resiliência desse público para integrá-lo ao ambiente de trabalho da Brasilata, criando uma equipe de ‘inventores’, como são chamados seus colaboradores, mais diversificada e comprometida com os valores da empresa. “Atualmente, 38% dos colaboradores da Brasilata têm mais de 40 anos. A empresa pretende ampliar essa participação nos próximos anos, alinhando-se às melhores práticas de inclusão etária e garantindo que profissionais experientes tenham oportunidades de contribuir com seu conhecimento acumulado e habilidades variadas”, afirma Juliana.
Segundo a executiva, a inclusão do público 40+ na companhia ainda é vista como uma estratégia essencial para o fortalecimento da cultura organizacional, estimulando um clima de respeito e cooperação mútua entre profissionais de diferentes faixas etárias e gerações. “A experiência e a maturidade desses profissionais agregam valor às empresas, contribuindo para a inovação, sustentabilidade dos negócios e desenvolvimento organizacional. Além disso, é preciso ressaltar que iniciativas como essa ajudam a combater o etarismo e promover uma cultura corporativa mais diversa e equilibrada”, diz.