RIO DE JANEIRO/QUITO
A Seleção Brasileira Feminina de Futebol conquistou, neste sábado, dia 2, seu nono título da Copa América Feminina, ao vencer a Colômbia nos pênaltis por 5 a 4, após um empate emocionante por 4 a 4 no tempo regulamentar e na prorrogação, em partida realizada no Estádio Rodrigo Paz Delgado.
O confronto foi marcado por alternância no placar e grande tensão até o apito final. A Colômbia saiu na frente com gol de Linda Caicedo, aos 24 minutos do primeiro tempo. Ainda na primeira etapa, o Brasil empatou com um pênalti convertido por Angelina. No segundo tempo, um gol contra da zagueira Tarciane devolveu a vantagem às colombianas. Amanda Gutierres, porém, empatou pouco depois. A atacante Mayra Ramírez voltou a colocar a Colômbia em vantagem, mas Marta, nos acréscimos, igualou o placar, levando a decisão à prorrogação.
Na etapa extra, Marta voltou a marcar, virando o jogo. Quando a vitória parecia certa, Leicy Santos, em cobrança de falta, empatou para a Colômbia, levando a decisão para os pênaltis.
Na disputa por penalidades, brilhou a goleira Lorena, que defendeu duas cobranças. Apesar de Marta ter desperdiçado a sua cobrança, o Brasil venceu por 5 a 4 após erro de Carabalí, da Colômbia, na cobrança decisiva.
Com o resultado, o Brasil assegurou o nono troféu da competição continental, reafirmando sua hegemonia no futebol feminino sul-americano. Além da taça, a equipe brasileira garantiu vaga direta para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
