>
bnr am aniv resende 970x150

Bombeiros tentam combater incêndio de grande proporção na Serra da Beleza, em Valença

Fotos de fogo atingindo área de proteção ambiental são divulgadas em redes sociais

Por Tânia Cruz
bombeiros tentam combater incêndio de grande proporção na serra da beleza, em valença redes sociais

VALENÇA
Na noite de quarta-feira, dia 11, um incêndio florestal de grande proporção atingiu a Serra da Beleza, em Valença. A queimada se estendeu até a tarde desta quinta-feira, 12. Homens do Corpo de Bombeiros da cidade e de outras localidades, como Piraí e Nova Iguaçu se reuniu para combater as chamas que se alastraram rapidamente deixando a população e ambientalistas assustados. Uma aeronave também sobrevoou a área por algum tempo em apoio ao trabalho dos bombeiros.
Informações do Corpo de Bombeiros são de que o fogo atingiu toda a área da serra que liga os distritos de Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto, mas não afetou nenhuma residência. Vale lembrar que, a área da serra atingida pelo fogo, trata-se do Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza que abrange mais de 5 mil hectares, se estendendo para as cidades Barra Mansa e Barra do Piraí. À tarde, as guarnições dos bombeiros seguiam no local  na tentativa de combater o incêndio. Até o fechamento desta edição, a fumaça também tomava conta da área atingida e ainda se espalhou pela redondeza. Além disso, as causas do incêndio também ainda eram desconhecidas.
OUTROS INCÊNDIOS
De acordo com ambientalistas que estão acompanhando as queimadas nas cidades da região e registros diversos feitos nas redes sociais, além de Valença, outras cidades têm sido atingidas pelo figo nos últimos dias. Volta Redonda, que é uma das cidades que está no radar do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com relação aos perigos da onda de calor e a baixa umidade nos últimos dias, na terça-feira, dia 10, registrou um incêndio que atingiu também uma vegetação.
A área atingida em Volta Redonda está localizada entre os bairros Jardim Amália e Provence, mas as labaredas e a fumaça foram vistas de várias localidades da cidade. Vale lembrar que, mesmo sendo de grandes proporções, o incêndio, que iniciou por volta de 15 horas e foi controlado por volta de 21h25min pelos bombeiros, não deixou feridos e nem atingiu nenhum imóvel. As causas dessa queimada também ainda não foram descobertas.
DENÚNICA SOBRE INCÊNDIOS
Devido ao fato de que nas últimas semanas, tanto o país, quanto o Estado do Rio de Janeiro vem sofrendo com a estiagem, o forte calor e o aumento de queimadas, preocupado com o Meio Ambiente, o Linha Verde, programa do Disque Denúncia 0300 253 1177, específico para receber informações sobre crimes ambientais, disponibiliza seus canais de atendimento para que a população possa denunciar, de maneira anônima, 24 horas por dia, assuntos relativos à crise hídrica, como captação clandestina de água, comércio irregular de água, desperdício de água e queimadas.
Todas as informações que chegarem ao Disque Denúncia, serão direcionadas aos órgãos competentes. Até o momento, o serviço já recebeu mais de 15 mil denúncias de crimes ambientais no Estado, sendo 567 sobre captação clandestina de água, 189 sobre desvio de curso, 45 sobre desperdício e 10 sobre comércio ilegal de água. No que tange as denúncias sobre queimadas, o Linha Verde já cadastrou 379 denúncias, mais do que as 307 de todo o ano passado. Selecionando os assuntos de forma separada, o levantamento aponta que as denúncias sobre desperdício de água são mais numerosas na cidade do Rio de Janeiro, seguidas por Angra dos Reis, Itaboraí e Nova Iguaçu.
DENUNCIAR QUALQUER IRREGULARIDADE
Para denunciar qualquer irregularidade envolvendo assuntos relacionados à água, queimadas e outros crimes ambientais, a população de todo o Estado do RJ pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então utilizar o App ‘Disque Denúncia RJ’. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia www.disquedenuncia.org.br ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook www.facebook.com/linhaverdedd.
Segundo o coordenador Geral do Disque Denúncia, Renato Almeida,
a estiagem e a seca neste período do ano sempre trazem um transtorno para os moradores. “Mas esse problema pode ser reduzido se a população denunciar alguns crimes ambientais, como desperdício de água e queimadas criminosas”, concluiu.

bombeiros tentam combater incêndio de grande proporção na serra da beleza, em valença redes sociais11

O fogo atingiu a área que liga os distritos de Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto – Redes Sociais

Centralizar Anúncio

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos