RESENDE
O presidente Jair Bolsonaro vai fazer sua primeira aparição pública, após perder as eleições para o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, em outubro. Bolsonaro participa neste sábado, dia 26, às 11 horas, da cerimônia de Declaração de Aspirantes a Oficial da Turma “Bicentenário da Independência”, que acontece na Academia Militar das Agulhas Negras. O comandante da Academia, general João Felipe Dias Alves, vai recepcionar as autoridades civis e militares.
O comboio do presidente chegou por volta das 18h30min, de acordo com vídeos de apoiadores Bolsonaristas circulando pela internet, na Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, onde passou a noite.
De acordo com a agenda oficial de Jair, ele sairá de Guaratinguetá entre 9h10min e 9h40min em direção a Resende, para participar da cerimônia de entrega de Espadas aos Aspirantes a Oficial da Turma “Bicentenário da Independência do Brasil”.
A cerimônia de Declaração de Aspirantes a Oficial é um momento especial para os cadetes. Após cinco anos de formação, iniciada na Escola Preparatória do Exército Brasileiro, em Campinas (SP), cadetes da Aman serão declarados Aspirantes a Oficial. Entre 13h30min e 15h40min, está programada a partida de Bolsonaro para Brasília.
CERIMÔMIA
Receberão a espada de Oficial do Exército Brasileiro 395 cadetes, sendo 20 mulheres, das mais distintas regiões do Brasil que concluíram o 4º ano da Academia. Destes, 385 são brasileiros e dez de Nações Amigas, entre eles, um da Guiana; dois do Vietnã; um de Honduras; um do Peru; três de Camarões e dois do Panamá. Esta será a primeira vez que uma cadete das Nações Amigas vai se formar na Aman. Ghazmin Lucero Surichaqui é oriunda do Peru.
A colação de grau foi na quinta-feira, dia 24, quando os aspirantes receberam o diploma de Bacharel em Ciências Militares.
A solenidade marcará o fim de uma trajetória de cinco anos de caminhada dos cadetes. O processo o qual foi iniciado com a aprovação em 2017 e o ingresso, em 2018, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. A chegada à Aman se deu em 2019.
O cadete primeiro lugar da turma receberá das mãos do presidente Jair Bolsonaro, a espada de Oficial. Em seguida, madrinhas e padrinhos farão a entrega das Espadas aos demais aspirantes.
MANIFESTAÇÃO DE APOIADORES
Está circulando nas redes sociais um panfleto de grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro convocando a população para participarem de uma “mega manifestação” neste sábado, dia 26, a partir das 8 horas, para comparecerem a cerimônia de Declaração de Aspirantes a Oficial, na Aman. No panfleto, assinado pelo grupo “Direita Ação” os apoiadores informam que a manifestação acontecerá o dia todo e pedem que à população levem sua família.