Onze blocos de embalo passaram pelas principais avenidas do município, mantendo a tradição do carnaval para as famílias com o apoio da prefeitura.
Além da folia, a população pode participar de oficinas, atividades de artesanato e animação cultural para crianças. Segundo informação da organização cerca de cinco mil pessoas por dia participaram da festa durante os seis dias de festa. O deputado estadual, Gustavo Tutuca, também compareceu para participar do bloco Atoxanos, na abertura do carnaval.
Participaram do carnaval neste ano os blocos: Atoxanos, Concentra Mais Não Sai, K-Lango Doido, Isso Cê Não, Te Amo Flu, Jaum Mandado, Paixão Rubro Negra, Quem Não Aguenta Bebe Leite, Unidos do Vira Copo, Seu Lagartu Mama e Amigos do Vasco da Gama.
O governo municipal deu novamente apoio para o ‘Desfile de Blocos de Embalo’ com banheiro químico, carro de som, ambulância, além do apoio no trânsito nas concentrações e no percurso dos blocos até as praças Brasil e Teixeira Campos, no Centro.
O secretário de Cultura, Júlio Barbosa adianta que nas próximas semanas irá se reunir com os responsáveis pelos blocos para começar a conversar sobre o carnaval de 2019. “Só temos que parabenizar os blocos de embalo que mais uma vez brilharam fazendo com que a nossa tradição do carnaval se mantenha viva e a todos de Pinheiral, que souberam ir para a Praça e aproveitar o momento para curtir com suas famílias. É importante também agradecer ao apoio das polícias Militar e Civil que garantiram a total segurança dos foliões e parabenizar nosso prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, que mesmo sem os recursos necessários para realizar o evento oficial, não mediu esforços para apoiar os blocos. Foram seis dias de festa com muita folia e diversão”, destacou.
ATOXAMOS
Há 18 anos é de responsabilidade do ‘Atoxanos’, dar o pontapé inicial ao carnaval pinheiralense. Completando a maioridade, o bloco desfila sob o tema ‘Forças Amadas dos Atoxanos’, alusivo ao alistamento militar do homem, ao completar 18 anos.
Bloco nasceu de uma reunião entre amigos que desejavam se vestir de mulheres – Foto: Fábio Guimas
De acordo com o presidente da agremiação, Samir Vilas Boas, o bloco nasceu de uma reunião entre amigos que desejavam se vestir de mulheres. “Criamos com a intenção de abrir o carnaval de Pinheiral, fazer algo diferente. A partir de 2007 veio o boom do grupo, seja pela divulgação boca a boca ou pelas redes sociais, o bloco cresceu bastante. É um bloco muito tranquilo, familiar mesmo”, explica o organizador.
De acordo com ele, a cidade para durante o desfile das ‘piranhas’. “É engrandecedor ver a família reunida, brincando e em segurança. As pessoas vêm fantasiadas, de abadás. Temos em nossas redes sociais, o manual de etiqueta dos Atoxanos, regendo a conduta do folião”, destaca.