BARRA MANSA
A alegria do carnaval chegou a Barra Mansa e para dar início às festividades, o Bloco Tradição, do Morro do Cruzeiro, sacudiu os moradores na noite desta sexta-feira, dia 9. A celebração este ano não ficou concentrada apenas na principal via do bairro, a Alameda João Miranda Torres. Os foliões acompanharam o bloco e desfilaram pela Avenida Joaquim Leite, no Centro, e seguiram até o Calçadão Dama do Samba, onde foram recepcionados pelo Grupo Ziriguidum.
O bloco carnavalesco Tradição que tem oito anos de existência, foi criado por Daniel Melo e Paula Lima a partir do saudosismo dos moradores da primeira Escola de Samba de Barra Mansa, os ‘Boêmios do Morro’. O pavilhão do bloco tem as cores vermelho, preto e branco, o emblema da cruz e o chapéu Panamá.
A moradora do bairro, Rose Gonçalves Pereira, parabenizou o desempenho do Bloco Tradição. “Nota mil! Muito bom! Levaram alegria para a comunidade, fazendo o carnaval começar com o pé direito. Que venham os próximos blocos”, convocou.
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, falou sobre o diferencial do bloco deste ano em relação aos dos anos anteriores e como é importante manter esta tradição festiva para os munícipes. “O destaque do bloco no Morro do Cruzeiro deste ano foi que, pela primeira vez, eles desfilaram na Avenida Joaquim Leite, saindo do bairro, com a bateria mais encorpada, que é a maior da nossa cidade. O bloco não tem esse nome à toa, ele já nasce com o elemento mais interessante do carnaval, que é a comunidade e a tradição daquele pedacinho de chão lá do Morro do Cruzeiro, de se reunir com tanta força e fazer um dos carnavais mais bonitos que a cidade já viu”, destacou Bravo.
Bloco Mensageiros do Axé
Ainda na tarde de sexta-feira, o bloco Mensageiros do Axé, que celebra as religiões de matrizes africanas e reforça a mensagem que a luta por igualdade é importante, se concentrou na Estação das Artes, no Centro, e em seguida desfilou pela Avenida Joaquim Leite com muita música e alegria.