RESENDE
O Bloco Etílico Carnavalesco Crustáceos da Manguaça, um dos mais tradicionais do carnaval de rua de Resende, promove neste sábado, dia 31, a sua já consagrada Sirizada. A ação faz parte das comemorações pelos 25 anos de história do bloco, fundado em 2001 e reconhecido como o “Carnaval Família” da cidade. A Sirizada acontece na Praça da Bandeira, no bairro Campos Elíseos, principal centro comercial do município. O evento antecede o desfile oficial do bloco e combina música, confraternização comunitária e gastronomia popular, com a distribuição gratuita de carne de siri e caldo para os foliões.
Segundo um dos fundadores do bloco, Robson Monteiro, neste ano serão preparados cerca de 40 quilos de siri. “Como todos os anos, realizamos a Sirizada como um esquenta para o desfile do Bloco Crustáceos da Manguaça, que este ano acontece no próximo dia 7”, destacou.

Público também poderá adquirir a camisa oficial do bloco, que está sendo vendida ao valor de R$ 40 – Divulgação
A tradicional panelada será distribuída a partir das 13 horas na Praça da Bandeira, também conhecida como Praça do Trenzinho, em Campos Elíseos. No local, o público também poderá adquirir a camisa oficial do bloco, que está sendo vendida ao valor de R$ 40. As camisetas já estão disponíveis no Bar da Rosa, localizado na própria praça.
De acordo com Robson Monteiro, os preparativos da Sirizada começaram ainda na quinta-feira, dia 29, sob a coordenação da professora Sônia Nogueira, considerada a “cozinheira oficial” do bloco. “Já está tudo na casa da dona Sônia. As carnes de siri e os ingredientes estão cortados, só aguardando para serem cozidos. Serão preparados 40 quilos da nossa tradicional Sirizada”, explicou.
Ainda segundo o fundador, o evento se consolidou como um dos momentos mais aguardados do calendário carnavalesco da cidade. “A Sirizada virou tradição. É quando os foliões se encontram, programam as marchinhas, combinam fantasias e entram de vez no clima do desfile dos Crustáceos”, afirmou.
Reconhecido pelo perfil democrático, inclusivo e intergeracional, o Bloco Crustáceos da Manguaça reúne moradores e visitantes de todas as idades, fortalecendo os laços comunitários e valorizando a cultura popular de Resende.