Bispo emérito se reúne com jovem representante de Volta Redonda na Conferência Mundial do Clima

0

VOLTA REDONDA
O bispo emérito da Diocese de Barra do Pirai-Volta Redonda, Dom. João Maria Messi, se reuniu, ontem em Volta Redonda, com a jovem ativista climática Marina Guião de Souza Lima. Marina fará parte da equipe de quatro jovens que irá representar o Brasil na 16ª Conferência da Juventude sobre Mudanças Climáticas (COY16) e também da delegação do ‘Fridays For Future Brasil’, com outros 15 jovens. A Jovem é a única da Cidade do Aço também na 26ª Conferência das Partes da Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26). Os eventos climáticos acontecem em Glasgow, Escócia, Reino Unido, de 28 de outubro a 12 de novembro deste ano.
A ativista foi recebida por Dom João Messi em sua residência. Marina, acompanhada do pai, Roberto Guião, professor de biologia e de Larissa Brandão. O diálogo durou uma hora e a jovem, além de responder as perguntas do bispo fez questão de agradecê-lo pelo interesse em conhecê-la. Durante a conversa, ela explicou ao bispo todo processo de como se deu sua escolha para representar o Brasil nos eventos já marcados. “Primeiro estou muito feliz e agradecida por conhecer o senhor. A escolha do meu nome foi fruto de um processo de participação, envolvimento de várias pessoas nas campanhas climáticas e de solidariedade humanitária. Tudo isto culminou na minha aprovação. Não irei só”, informou a jovem ativista.
DOM JOÃO SE DIZ ADMIRADO
Dom João, por sua vez contou que também aos 19 anos saiu do seu país rumo ao Brasil. “Fico admirado com vocês, jovens. É isto mesmo, o entusiasmo e a força da juventude para tais causas têm que ser incentivadas”, destacou o religioso.
Um dos momentos marcantes do encontro foi quando Dom João Messi, depois de escutar a jovem sobre a valorização do trabalho nos campos climáticos e socioambiental, pontuou a dimensão missionária que ela terá como representante de Volta Redonda e do Brasil no evento internacional, na Escócia. “Marina, você é uma pessoa de fé, de coragem, inteligente, te abençôo e envio como representante de Volta Redonda. Deus te guarde e te proteja”, falou Dom João. Marina viaja no próximo dia 25 para Escócia.