PAÍS/SUL FLUMINENSE
Na ultima segunda-feira, 21, foi celebrado o dia Mundial da Religião e, no Brasil, o Dia Nacional da Intolerância Religiosa. Com isso o bispo diocesano, Dom Francisco Biasin, realizou uma análise sobre a conjuntura do diálogo entre as religiões do Brasil, e falou da importância de se respeitar o próximo. Segundo ele é necessário conhecer a religião do outro e colher os pontos de convergência e se permitir dialogar. “É possível, trabalhar juntos para construir a paz, para defender as pessoas de qualquer forma de injustiça, para o respeito e o cuidado com a casa comum”, afirmou.
O bispo Dom Biasin é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e afirma que os cristãos, em especial os católicos, devem ter humildade. “Somos maioria, é fácil que se instaure no nosso coração uma atitude de superioridade hegemônica e que assumamos um olhar altivo de quem se sente dono da verdade e ‘tolera’ os outros. Para o cristão é pouco demais tolerar, pois Jesus nos manda amar, aliás, Ele estende essa atitude até abranger os nossos inimigos”, disse.
Atualmente é preparado o Simpósio de Ecumenismo será realizado do 1º ao dia 3 de fevereiro em Sorocaba e terá como tema ‘O Espírito e a Igreja: Perspectivas do diálogo Católico Pentecostal’, que trata-se de um aprofundamento do diálogo existente com as Igrejas neo-pentecostais no Brasil, seus avanços e desafios.