Bispo diocesano Dom Luiz Henrique Brito vista dependências do A VOZ DA CIDADE

0

BARRA MANSA

Com o objetivo de divulgar a Campanha da Fraternidade 2020 que traz como tema ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’, o bispo Dom Luiz Henrique Brito, da diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, visitou o jornal A VOZ DA CIDADE nesta quarta-feira, 19. A campanha baseia-se em Lucas 10,33-34 ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’.

De acordo com o bispo, a campanha baseia-se na parábola do bom samaritano. O objetivo é ajudar ainda mais a comunidade carente e concretizar o sentido da quaresma: a conversão. “A parábola do samaritano nos recorda que uma espiritualidade cristã se não for ‘samaritana’ perde seu sentido e autenticidade a partir do momento que nosso caminhar se torna indiferente e pouco afeito ao cuidado com aquele que, mesmo não conhecendo, precisa de nossa solidariedade. Nesta parábola Jesus não se preocupa em dar o nome daqueles envolvidos na trama apresentada. Sabemos do ofício de alguns (sacerdote e levita), um samaritano e o anônimo ferido e abandonado. O caminho aqui mencionado pode ser entendido como a nossa trajetória de fé”, explicou Dom Luiz Henrique.

A igreja, como o bispo aponta, é fator fundamental de ajuda ao próximo. “A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) possui 26 pastorais sociais que prestam serviço a vida. A igreja está de portas abertas, prestando auxílio e promovendo campanhas em ajuda aos menos favorecidos”, citou.

O bipo destacou também os graves problemas sociais que assolam o mundo e nosso país: desemprego, pobreza e fome, violência de todas as formas ceifando a vida de inocentes, o desrespeito ao planeta e a ecologia. “O planeta é a nossa casa comum onde as ameaças às nossas florestas, rios, mananciais, fauna põem em risco a nossa própria sobrevivência. Aqui mesmo em nossa região sempre paira sobre nós a grande preocupação ambiental com o ar que respiramos, com os rios existentes, tão castigados pela incúria e falta de cuidado por parte de nossa população e das indústrias que jogam seus excedentes sem que o Estado, aparentemente, pareça se importar, preferindo trilhar um caminho pavimentado pelo comprometimento economicista sem olhar as questões  sociais  de  toda ordem, colocando em perigo a saúde da população”, citou.

Durante a visita o bispo demonstrou a importância de estreitar os laços com a imprensa. “Este contato é primordial, entendemos o papel fundamental da imprensa para levantar demandas importantes da sociedade. São veículos comprometidos com a verdade, sem polarização ou preocupação ideológica”, conclui o religioso.

 

Carnaval de fé, reflexão e recolhimento

Mais um carnaval se aproxima e os foliões já se preparam para transformar a festa popular num momento de reflexão. Os fiéis que querem aproveitar os dias de folga para um encontro com Deus, a partir de reflexões propostas pela Igreja têm várias opções, desde retiro espiritual a uma folia saudável e cristã. Em Barra do Piraí, o tradicional bloco ‘O Conto do Vigário’ entrará pelo 6º ano na avenida e promete levar muita alegria aos foliões barrenses. Realizado sempre na quinta-feira que antecede o carnaval, o bloco desfilará neste dia 20, às 21 horas com concentração às 20 horas no Largo da Feira, Centro de Barra do Piraí. A organizadora Lillian Amaral explicou um pouco sobre o samba e o desfile. “Entre os destaques do desfile do ‘O Conto do Vigário’, retratando a Campanha da Fraternidade 2020, por meio de samba na maior festa popular brasileira, estão os cartazes que ajudam a explicar o enredo e convidando a todos a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica”, disse.

Para quem prefere se de dedicar durante os dias de carnaval a um encontro pessoal com Deus, serão realizados os retiros espirituais. Em Mendes a programação fica por conta do 1° Rebanhão de Carnaval na cidade. Com muito louvor, pregações e adoração o encontro será realizado na antiga Igreja matriz de Mendes entre os dias 22 e 25, sempre a partir das 14 horas. Ainda entre os dias 22 e 25, em Barra Mansa, o encontro será no Colégio Barão de Aiuruoca, a partir das 13h30min. Em Rio Claro o retiro acontece no Sertão dos Hortelãs.

Já em Porto Real, o Rebanhão será na Igreja Nossa Senhora Aparecida, nos dias 23,24 e 25 e na cidade de Volta Redonda no Ginásio do Recreio do Trabalhador, entre os dias 22 e 25, também a partir de 13h30min.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !