Biden afirma em discurso de vitória que quer unir o povo americano

0

EUA

* Silas Avila Jr – Editor Internacional

O presidente eleito dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, fez o tradicional discurso da vitória na noite do último sábado, dia 7, na cidade de Wilmington, Estado de Delaware. O jornal A VOZ DA CIDADE acompanhou esse momento histórico para os norte-americanos.

“Meus conterrâneos americanos, o povo desse país falou. Ele nos deu uma clara vitória, uma vitória convincente, uma vitória para “nós, o povo”. Nós vencemos com o maior número de votos já dados a uma chapa presidencial na história do país. Estou comovido pela confiança e a fé que vocês depositaram em mim”, discursou o recém presidente eleito dos Estados Unidos.

O ideal de união foi presente em todas as falas. Com promessas de unificar o ideal americano, e trabalhar para conquistar a confiança da população. “Prometo ser um presidente que não busca dividir, mas unir. Não há Estados azuis (democratas) ou vermelhos (republicanos), há os Estados Unidos”, declarou.

Em uma mensagem direta aos 70 milhões que votaram para a reeleição do presidente Trump, Biden pediu compreensão. “Eu compreendo sua decepção nesta noite. Eu mesmo já perdi algumas eleições. Mas agora vamos dar uma chance uns aos outros. Está na hora de pôr de lado a retórica dura. De baixar a temperatura. De escutarmos uns aos outros de novo. Para progredir, precisamos parar de tratar nossos oponentes como inimigos. Não somos inimigos. Somos americanos”, afirmou.

Como presidente eleito, o democrata afirmou que suas prioridades serão controlar a pandemia de Covid-19 para que as atividades econômicas possam ser retomadas por completo, combater as mudanças climáticas e o racismo sistêmico na sociedade americana.

“Para tudo há um tempo certo, um tempo para construir, um tempo para colher, um tempo para semear. E um tempo para curar. Este é o momento de curar a América. Agora que a campanha terminou qual é o desejo da população? Qual é nosso mandato? Acredito que seja este: os americanos nos chamaram para controlar as forças da decência e as forças da Justiça. Para controlar as forças da ciência e as forças da esperança nas grandes batalhas de nossa época”, falou usando uma passagem bíblica como referência.

A noite do discurso foi de celebração pacifica na cidade de Wilmington. As pessoas presentes no local e que ouviram o discurso da vitória foram unânimes ao demonstrar as expectativas de um futuro melhor para os Estados Unidos.

“Os desafios que nosso país enfrenta exigirá o melhor de todos nós, devemos nos unir pelo bem de nossas famílias e vizinhos, e por nossa nação e seu futuro”, contou Jason, após ter viajado para o local apenas para ter a oportunidade de participar do momento histórico no qual o país passa. O americano, que conhece o Brasil, aproveitou para mandar um recado. “Espero que os brasileiros vejam isso como uma oportunidade de fazer o mesmo”, alertou.

Vocês escolheram a esperança, a decência e a verdade

Kamala Harris em seu primeiro discurso após a eleição afirmou que os eleitores “conduziram os EUA para um novo dia”, e mostrou a importância de ser a primeira mulher negra, filha de imigrantes no cargo de vice-presidente no país. Em seu discurso, feito minutos antes da fala de Joe, ela agradeceu a todas as mulheres que a formaram e a inspiraram profundamente. “Serei a primeira mulher neste cargo, mas não a última. As mulheres são a espinha dorsal da nossa democracia”, frisou.

Filha de mãe indiana e pai jamaicano, Kamala vem de uma família miscigenada, algo incomum nos Estados Unidos na década de 60. Foi a primeira negra procuradora na história do estado da Califórnia. Em 2010, mais um feito inédito: tornou-se a primeira mulher eleita para a Procuradoria-Geral da Califórnia.

Em 2016, foi eleita para o Senado norte americano, tornando-se a primeira mulher com ascendência asiática e segunda negra a se tornar senadora nos 240 anos da história da democracia americana.

“Toda garota que nos assiste hoje vê que esse é um país de possibilidades. Não importa em quem você votou, tentarei ser uma vice-presidente pensando todo dia em você e sua família”, discursou Harris.

Deixe um Comentário