Bênçãos para a terceira idade

0

“Porque os meus dias se consomem como a fumaça, e os meus ossos ardem como lenha. Pois tenho comido cinza como pão, e misturado com lágrimas a minha bebida” (Salmos102: 4-9).
Ontem foi comemorado o Dia Internacional do Idoso, ser idoso é ter experiência de vida e sabedoria. Idosos são pessoas que formaram famílias e com a força do seu trabalho colaborou com o progresso de nossa nação brasileira. Ao escrever esta matéria, meu desejo é pedir atenção dos nossos leitores para a realidade da vida na melhor idade.
Às vezes desejamos como idosos ter a saúde de um jovem: sem diabetes, hipertensão, sem perda de visão, reumatismo, sem perda de apetite. Deus que lhe dar outro tipo de bênção. Vejamos o que falou o sábio rei Davi, estando ele já na terceira idade, neste texto bíblico do salmo 102 encontramos o mais puro retrato da vida do idoso.
– A dura realidade da terceira idade
* Artrites e artrose (v.3) “Porque os meus dias como fumaça se desvanece, e os meus ossos ardem com em fornalhas”. Estas enfermidades começa, aos 45 anos de idade no meio da vida. Infecções muito dolorosas, nos membros de maiores movimentos que suportam o peso do corpo, tais como mãos e o pés, respectivamente.
* Mal de Alzheimer: (4). “O meu coração está ferido como a erva, secou o meu coração; por isso me esqueço de comer o meu pão”. É diminuição da capacidade de lembrar-se das coisas. Seria importante ter anotações dos compromissos: dia de ir ao médico, dia de receber a aposentadoria, os dias de aniversários de parentes e números de telefones.
* Solidão: (v.6) “Sou semelhante a pelicano no deserto; sou como corujas das ruínas” – Não se sintam sozinho, não diga que te abandonaram. Procure ser alegre, extrovertido, comunicativo.
– Bênçãos que precisam as pessoas da terceira idade.
*Preciso dizer uma verdade de cura: O principal milagre que a vida de uma pessoa idosa precisa, sabe qual é: A fortaleza. Não somos irresponsáveis para dizer aqui que Deus vai te curar de todas as tuas doenças. O pretendemos ensinar para que você viva com sabedoria e com alegria a tua velhice, sabendo que o envelhecimento é o processo de Deus para nos levar ao céu. “A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez leprosos que haja na cidade” (Eclesiastes 7:9).
* Ter esperança de morar no céu. Todos devem saber que o céu é o melhor lugar para cada um de nós, mas estamos tão apegados às coisas da terra, aos familiares que no momento de ir resistimos ao máximo. Tem pessoas que não tem esperança de morar no céu, viveram já 70, 80 anos de sua vida e não sabe para onde vai. Como Paulo encarou: “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo o desejo de partir, e estar com Cristo, porque isso é ainda muito melhor” (Filipenses 1: 23). Vivamos uma velhice saudável com Jesus Cristo no coração!
A VOZ DA CIDADE – 48 anos de circulação – 3 de outubro
Parabéns a toda diretoria, funcionários e colaboradores do jornal. Parabéns ao jornalista Luciano Pançardes – Diretor Geral e ao fundador jornalista João Pançardes.
COLUNISTA
Reverendo Gerson Costa
Ministro Jubilado da Igreja Metodista Wesleyana
Pastor/Conferencista/Cantor evangélico
Contato com esta coluna: [email protected]

Deixe um Comentário