BARRA DO PIRAÍ
Com responsabilidade, planejamento e foco na causa animal, a Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal de Barra do Piraí encerrou o ano de 2025 com resultados expressivos e estruturantes. O ano foi marcado por ações concretas na proteção, saúde e cuidado com cães e gatos, além do fortalecimento das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal no município.
Entre os principais destaques está a maior série histórica de controle populacional já realizada na cidade. Ao todo, foram efetuadas 1.430 castrações por meio de parceria com o programa RJ Pet, do Governo do Estado, além de outras 390 cirurgias realizadas pelo FAA Pet, Unidade Móvel da Fundação Dom Arcoverde, totalizando mais de 1.700 procedimentos ao longo do ano.

Katia Miki acompanha avanços históricos no bem-estar animal do município – Divulgação PMBP
No início de 2025, ao assumir a administração municipal, a gestão da prefeita Katia Miki determinou a interdição das unidades de castração existentes. Relatório da Diretoria de Vigilância em Saúde apontou a necessidade de manutenção e adequações técnicas e profissionais, uma vez que os espaços não apresentavam condições adequadas para a realização dos procedimentos, conforme critérios legais do CRMV-RJ. O documento integra o processo nº 360/2025, datado de 9 de janeiro.
Segundo a secretária municipal de Bem-Estar Animal, Luciene Maria, o uso inadequado dos castramóveis também motivou a reformulação do serviço. “Quando assumimos, constatamos que o município não possui nenhum veículo castramóvel em seu patrimônio. As três unidades móveis existentes estavam sendo utilizadas de forma fixa em Ipiabas, Califórnia e no Lar de Passagem São Francisco de Assis, em desacordo com o Termo de Colaboração Técnica nº 01/2022”, explicou. Diante do cenário e das condições precárias, a secretaria optou pela interdição para reforma e iniciou projetos e processos licitatórios.
A nova modelagem do serviço de castração prevê atendimento completo, com exames pré-operatórios, microchipagem e medicação pós-operatória, garantindo mais segurança, dignidade e melhor recuperação aos animais. Em breve, a secretaria entregará três trailers totalmente reformados, cada um com função específica: um voltado exclusivamente às castrações, outro para atendimentos veterinários e serviços de pet shop, e um terceiro destinado ao atendimento fixo dos animais do Lar de Passagem São Francisco de Assis, sem realização de cirurgias.

Campanha Me Leva pra Casa garantiu adoção responsável de 131 animais – Divulgação PMBP
Outro avanço relevante em 2025 foi a campanha de adoção “Me Leva pra Casa”, que resultou na adoção responsável de 131 animais. Todos passaram por acompanhamento pós-adoção, assegurando que os novos tutores oferecessem um ambiente seguro, adequado e afetuoso. “A campanha se tornou uma referência e, com o apoio dos protetores do município, centenas de animais tiveram uma nova chance”, destacou Luciene Maria.
No fortalecimento da rede de proteção animal, a secretaria implantou o Cadastro Institucional de Protetores, que conta atualmente com 62 cadastrados, ampliando parcerias para lares temporários e campanhas. Além disso, foi estruturada uma sala de acolhimento e cuidados veterinários na sede da pasta, que contabilizou cerca de 790 atendimentos, 73 resgates de animais e 235 fiscalizações de denúncias de maus-tratos ao longo do ano.
O encerramento de 2025 também foi marcado pela criação do Fundo Municipal e do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, instrumentos considerados fundamentais para consolidar e dar continuidade às políticas públicas do setor. “Com o apoio da prefeita Katia Miki, do deputado federal Marcelo Queiroz e de nossos parceiros, avançamos de forma responsável. 2026 será um ano de muitas entregas e de consolidação de Barra do Piraí como referência regional”, finalizou a secretária.