Batalhão de Choque da PM capacita guardas municipais de Volta Redonda

Curso prático e teórico fortaleceu a preparação de 22 agentes para o uso de armamentos não letais

Por Tânia Cruz
42 cidades batalhão de choque da pm capacita guardas municipais para a utilização de espargidores e dispositivos eletroincapacitantes divulgaÇÃo semop

VOLTA REDONDA
Por solicitação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e do comando da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), 22 agentes participaram, na última semana, de uma instrução completa sobre Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO). O curso, que contou com módulos teóricos e práticos, foi coordenado pelo 2º Sargento da Polícia Militar Cristian da Silva Ferreira Medeiros, do Batalhão de Polícia de Choque.
Segundo o comandante da GMVR, Silvano de Paula, o objetivo do curso é ampliar a capacidade de resposta da GMVR, sempre priorizando a proteção da vida e do patrimônio público. “A capacitação promove conhecimento técnico e responsabilidade no emprego dessas ferramentas”, disse o comandante, ressaltando que o objetivo principal é qualificar o agente para que ele possa responder de forma eficiente e segura diante de situações de risco, reduzindo a necessidade de força letal e priorizando a proteção da vida.
Durante a formação, os agentes foram capacitados para a utilização de espargidores (sprays de pimenta), dispositivos eletroincapacitantes (sparks) e granadas explosivas e de emissão lacrimogênea. Recentemente, a Prefeitura de Volta Redonda adquiriu 50 sprays de pimenta, 15 sprays de pimenta Max, 200 sprays em espuma, além de 20 dispositivos elétricos incapacitantes (sparks) e acessórios como coldres, porta-cartuchos e cartuchos de reposição.
CAPACITAÇÃO E MODERNIZAÇÃO
De acordo com o secretário Municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Barbosa, a iniciativa faz parte do processo de modernização da corporação, que também está recebendo obras em sua sede. Lembrou ainda, que a reforma transformará o quartel em um espaço mais moderno, funcional e seguro, garantindo melhores condições de trabalho para os agentes e ampliando a qualidade do serviço prestado à população. “Essa capacitação envolve o maior ativo da prefeitura, que são seus servidores. Nossa preocupação é sempre com a segurança e, a partir dessa qualificação e dos investimentos, garantimos o bem-estar dos agentes e o bom funcionamento da cidade. Tudo isso aumenta a sensação de segurança da população e demonstra que a integridade física, seja do agente público ou do cidadão, será sempre o nosso maior objetivo, mesmo diante de ações mais contundentes”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Barbosa.
Coronel Henrique lembrou que, desde 2021, com a criação da Semop, a Guarda Municipal recebeu novos uniformes e 20 veículos zero quilômetro, 13 carros e sete motocicletas, ampliando sua capacidade operacional e garantindo mais agilidade no atendimento das ocorrências. “Hoje, a Guarda Municipal é fundamental na segurança pública de Volta Redonda, assumindo protagonismo em várias ações. São investimentos importantes que estruturam a segurança da cidade para o futuro e, ao mesmo tempo, valorizam os guardas municipais”, concluiu.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos