BARRA MANSA
O Parque da Cidade, em Barra Mansa, foi palco neste sábado, dia 26, do ‘Torneio de Basquete 3×3 Misto’, evento promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL). A competição contou com a participação de 12 equipes formadas por homens e mulheres, incluindo atletas do município e de cidades vizinhas, como Porto Real e Volta Redonda. Medalhas e troféus foram entregues para os três primeiros colocados.
Além da parte esportiva, o torneio teve caráter social: cada atleta contribuiu com um quilo de alimento não perecível como forma de inscrição. Os donativos foram destinados à Instituição de Longa Permanência (ILPI) Vila Vicentina, localizada no bairro Ano Bom.
O gerente de basquete da SMJEL, Marcelo Dantas, comentou sobre a importância do evento e adiantou que novas edições estão sendo planejadas. “Este foi o primeiro a ser realizado no Parque da Cidade, um local bem amplo e acessível. Temos o intuito de alavancar o esporte e estimular para que cada vez mais competidores participem. Está previsto a realização de mais torneios 3×3, inclusive um estudantil, para fomentar a modalidade entre jovens e adolescentes”, informou Marcelo.
Atleta de Barra Mansa, o jogador Nicolas Rezende, que já atua há mais de uma década, avaliou o torneio de forma positiva. “Pratico basquete há doze anos e desde então disputo campeonatos. É muito importante promover torneios como esse que, além de ajudar a galera que joga, tira os jovens das ruas e os trazem para o esporte. Espero que seja o primeiro de muitos que vão acontecer na cidade”, afirmou Nicolas.
Representando a equipe Onfire, de Volta Redonda, as jogadoras Thaisa Souza e Bianca Vasconcellos também destacaram a relevância da iniciativa para o público feminino.
“Esperamos que nossa presença incentive outras mulheres. O evento foi ótimo e agregador. Uma oportunidade única para a gente. Os organizadores estão de parabéns por essa iniciativa”, destacou.
O secretário de Esporte, Mário Jorge, reforçou os objetivos da pasta na área do basquete. “Esse é um início de trabalho na Gerência de Basquete. Buscaremos promover mais eventos e, principalmente, os núcleos de iniciação em alguns bairros e colégios”, enfatizou Mário Jorge.
Presente no local, o prefeito Luiz Furlani elogiou o torneio e ressaltou a importância do incentivo à prática esportiva no município. “Falei e volto a dizer: Barra Mansa vai ser, em breve, a cidade do esporte. Nossa secretaria trabalha muito para que as coisas boas aconteçam. Estamos diante de um planejamento a longo prazo em nossa cidade. Esporte é vida e gera saúde”, concluiu Furlani.