Mesmo com chuva foi realizada na manhã de ontem, a 28ª edição da Corrida Rústica de São Sebastião. A prova que é uma realização da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Drable (MDB) que esteve ao seu lado da vice-prefeita Fátima Lima.
Fátima Lima aproveitou para destacar que alinhar tradição e modernidade é a fórmula para o sucesso dos eventos na cidade. “Nós empenhamos muito em ajudar e realizar os eventos tradicionais da cidade, porque é um momento que traz muita alegria para os corredores e equipes de Barra Mansa. Nossa cidade vive de suas tradições, quanto melhor nós podemos fazer para continuar com esse ar tradicional alinhando com a modernidade nós estaremos ajudando”, afirmou a vice-prefeita.
Para a secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rose Vilela, o resultado bastante positivo e animador. “Fiquei muito feliz de conseguir realizar mais uma edição da Corrida de São Sebastião, apesar de todas as dificuldades que o município atravessa, não só no município, mas no Estado com um todo. O resultado foi positivo, mesmo com chuva, os corredores vieram. Mais um desafio cumprido”, concluiu, afirmando que a 29ª edição da prova já está confirmada.
O grande vencedor no masculino geral foi Pedro Henrique Silva Ramos, de 18 anos, que corre pela Equipe Corbama. Ele que em 2016 terminou a prova na 32ª colocação, garantiu a vitória com o tempo de 23min41s. “É muito gratificante porque o treinamento é cansativo, embaixo de sol e chuva, e quando chega numa competição em sua cidade você fica motivado com toda a família torcendo”, comentou o jovem almejando uma oportunidade em uma grande equipe e ser um atleta profissional.
Rogério Ramos, pai do atleta, disse estar muito feliz com as conquistas alcançadas pelo filho, e também sonha com a oportunidade em uma grande equipe. “O Pedro era muito doente quando criança, sempre abaixo do peso e agora assisti-lo competindo e liderando a prova é motivo de muita alegria. Como pai, me sinto muito orgulhoso por essas conquistas”, avaliou.
Na classificação geral feminino, quem garantiu o lugar mais alto do pódio foi a barra-mansense e atleta profissional Viviane Amorim com o tempo 26min08s, que garantiu a oitava vitória consecutiva na competição. “Faço questão de vir nesta prova todo ano, porque eu nasci aqui e a população me apoia e está sempre me incentivando. É uma felicidade ganhar e mostrar para as pessoas meu trabalho”, afirmou Viviane.
NOVOS TALENTOS
Entre os competidores, muitos eram do Clube Corbama (Corredores de Barra Mansa). Fundado em 15 de outubro de 1985, é um dos grupos de corrida mais antigos de Barra Mansa. Ao longo desses 32 anos, mais de mil corredores passaram pela equipe que já revelou grandes atletas nacionais como o maratonista Luiz Antônio dos Santos, bronze no Campeonato Mundial de Atletismo de 1993 e primeiro lugar nas maratonas de Chicago, nos Estados Unidos, de 1993–94 e na Maratona de Fukuoka, no Japão, de 1995.