Barra Mansa triplica índice de pontuação para arrecadação de ICMs Ecológico

0

BARRA MANSA

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, Vinícius Azevedo, informou nesta sexta-feira, dia 26, que Barra Mansa aumentou o índice de final de conservação ambiental provisório, ano fiscal 2021, saltando de 0.52 em 2019 para 1.53 neste primeiro semestre do ano. O resultado é decorrente das ações realizadas pelo poder público municipal voltadas para a preservação da natureza.

– O trabalho da Secretaria tem sido fundamental para alcançar esse índice e nossa expectativa é elevar essa pontuação ainda mais. Com isso, há um ganho ambiental expressivo e um benefício direto para toda a sociedade – ressaltou.

No resultado publicado no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira, dia 24, Barra Mansa aparece entre as 20 cidades do Estado Rio que mais pontuaram no IMCs Ecológico dentre os 92 municípios fluminense. No comparativo no Sul Fluminense, ocupa a 6ª colocação.

O gerente de Unidades de Conservação e Recursos Hídricos, Douglas Muniz, detalhou sobre o ICMs Ecológico. “No dia a dia é um incentivo para que sejam melhoradas as práticas ambientais como um todo. Este imposto reflete o nível da atividade econômica nos municípios em conjunto com a preservação do meio ambiente. O tributo destina 2,5% do valor total arrecadado em ICMs pelo Governo do Estado aos municípios”.

O índice de final de conservação ambiental provisório é baseado em ações ambientais, como a coleta seletiva, tratamento de esgoto, recuperação de vazadouros (lixões), destinação final de lixo para aterros sanitários, coleta de óleo vegetal, além de atividades de preservação de Unidades de Conservação Ambiental.

Deixe um Comentário