BARRA MANSA
Um projeto de turismo religioso entre os distritos de Nossa Senhora do Amparo e Floriano. Esse foi o tema de uma reunião realizada nesta quinta-feira, 27, entre o prefeito de Barra Mansa Luiz Furlani e o bispo diocesano Dom Luiz Henrique. O encontro foi realizado na Cúria Diocesana, em Volta Redonda.
A previsão é que o projeto comece no dia 31 de agosto, com abertura na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, recentemente restaurada. Os fiéis depois participarão de uma corrida e caminhada, passando por Quatis e encerrando com celebração eucarística no Santuário de Floriano. Além de promover o turismo, o projeto também beneficiará a prática de esportes, o artesanato, a gastronomia local, a divulgação das fazendas históricas e outros aspectos da cultura.
O bispo diocesano de Barra do Piraí – Volta Redonda, Dom Luiz Henrique, parabenizou a prefeitura de Barra Mansa pela iniciativa do projeto. “A iniciativa da prefeitura é muito interessante, pois envolverá as peregrinações. Sabemos que nossos fiéis têm o hábito de se dirigir aos santuários. Assim, ao possibilitar a realização da peregrinação entre o distrito de Nossa Senhora do Amparo e Floriano, sem precisar passar pela Dutra, que é mais perigosa, nós apoiamos a ação e esperamos que tudo ocorra bem, para que possamos revitalizar essa área e toda a região por onde a peregrinação passará. Provavelmente, iremos ampliar também esse projeto, envolvendo outros municípios da região. Essa ação será de grande benefício para a caminhada do nosso povo religioso”, comentou Dom Luiz Henrique.
Ele lembrou ainda do Jubileu de 2025 no contexto do projeto. “A peregrinação é muito apropriada, especialmente para o Jubileu que estamos celebrando, o ‘Peregrinos de Esperança’. Esperamos que essa parceria seja bem-sucedida e ajude nossos peregrinos a realizarem seu ato de fé e piedade de forma segura e plena”, disse.
O prefeito Luiz Furlani comemorou também a parceria. Ele destacou que o projeto potencializará a crença das pessoas e reforça a espiritualidade do cidadão de Barra Mansa ou o peregrino que pode participar. “Tudo isso é mais uma iniciativa nossa para fortalecer o turismo, a prática de esportes e, principalmente, manter viva a espiritualidade das pessoas através de sua crença e fé”, destacou o prefeito
Participaram da reunião o Vigário-Geral, Monsenhor Alércio de Carvalho; o Vigário Episcopal de Resende, Padre José Antônio Perry; o Reitor do Santuário Coração Eucarístico de Jesus, Padre Ronaldo Costa; o Padre Miguel Francisco; o Padre Paulo Sérgio Almeida; a Coordenadora de Turismo, Artesanato e Eventos de Barra Mansa, Bhella Santos; e as representantes da comissão de patrimônio histórico, Edna Fernanda e Kellin Munique.