BARRA MANSA
Após uma semana do ataque no Centro de Barra Mansa que resultou em três mortos e três feridos, além de uma série de atos de vandalismo com carros incendiados, o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Menezes, esteve nesta quarta-feira, 22, na cidade a convite do prefeito Luiz Furlani. Reunidos com autoridades no local onde funcionava o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), no bairro Bom Pastor, localidade conhecida como Lazaredo, anunciaram que o espaço abrigará ainda em 2025 a Companhia Independente da Polícia Militar, a segunda da região, após Paraty.
O coronel Menezes iniciou sua fala dizendo que a visita tinha o objetivo de entender o que estava acontecendo na cidade. “A gente se solidariza com a população de Barra Mansa. Obviamente, algo aconteceu que a gente entende e reputa como muito grave. A minha presença aqui traz, efetivamente, a consideração e o respeito que a gente tem pelo município. Em conversa com o prefeito e com os vereadores, a gente está buscando um plano coletivo, uma construção coletiva para trazer mais segurança para o município de Barra Mansa”, disse.
Essa construção incluiria a instalação da Companhia Independente na cidade. Seria uma unidade da PM com autonomia de gestão, comando e infraestrutura. A cidade já conta com a 2ª Companhia do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), mas a Companhia Independente traria essa autonomia e até aumento de efetivo.
A prefeitura seria responsável pela reforma do local, enquanto o Estado entraria com o pessoal. Segundo o prefeito Furlani, o local seria estratégico. “Depois de conversar com o governador, ao qual agradeço pelo apoio ao nosso município, vamos viabilizar a reforma do espaço para termos a nossa Companhia Independente. Vamos trabalhar em conjunto com o Governo do Estado para viabilizar isso o quanto antes. Esse espaço exige poucas intervenções e é um local estratégico após a nova avenida do pátio de manobras que estará aqui ao lado. Teremos ligação com o Parque da Cidade, e o espaço vai melhorar muito a nossa segurança e também o serviço de inteligência da polícia”, explicou o prefeito.
Segundo o coronel Menezes, a Companhia Independente proporcionará maior proximidade da polícia com a comunidade. “Em função do crescimento de determinadas regiões do nosso estado, a Polícia Militar acompanha esse desenvolvimento, esse crescimento e, por consequência, precisamos crescer na mesma medida para atender as demandas de segurança pública”, afirmou.
TERROR EM BARRA MANSA
Sobre o processo de investigação do ataque ocorrido em Barra Mansa no último dia 15, o secretário de Estado da PM destacou que a investigação está a cargo da Polícia Civil, mas não pôde dar mais detalhes para não atrapalhar o trabalho que está sendo realizado. “Deixamos aqui um recado para esses criminosos: se tentarem mais uma vez, nós vamos persegui-los de maneira marcial. Vamos dar respostas duras para que possamos trazer tranquilidade e bem-estar para essas pessoas aqui”, afirmou o coronel Menezes. Ele completou dizendo que a questão do crime organizado é uma tendência observada em várias regiões do Estado, mas o Governo está entrosado e acompanha diariamente e sistematicamente essa movimentação, interagindo com a Polícia Civil para asfixiar economicamente essas organizações, por entender que esse é o caminho para combater essas ações criminosas.
DADOS DE HOMICÍDIOS
Em levantamento realizado e confirmado ao A VOZ DA CIDADE pelo comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Moisés Pinheiro Sardenberg, o número de homicídios registrados em Barra Mansa caiu de 2023 para 2024, passando de 80 para 66. O coronel Menezes disse que todo homicídio é indesejável. “Trabalhamos para preservar vidas, trabalhando só com números que são frios, a gente tira a humanidade e eu trabalho sempre para humanizar a instituição. Por conta disso a gente investe maciçamente em tecnologia, mas obviamente que esses números são de homicídios indesejáveis”, finalizou.
Secretário de Estado em Resende
Antes da agenda em Barra Mansa, o secretário de Estado da PM, coronel Menezes esteve em Resende para a inauguração da 1ª subseção de aeronaves remotamente pilotadas para o 37º Batalhão de Polícia Militar, os conhecidos drones. Além de atender os municípios que o batalhão atende, apoiará as demais unidades do 5º Comando de Policiamento de Área.
A subseção é composta por uma equipe altamente qualificada, com essa nova ferramenta, poderemos ampliar nossa capacidade de monitoramento, planejar ações mais seguras e eficientes, e fortalecer a integração com as demais forças de segurança, como delegacias e também o Ministério Público. “Acreditamos que as aeronaves remotamente pilotadas são um importante aliado no combate à criminalidade, na prevenção de delitos e na proteção da vida. Com elas, poderemos alcançar lugares de difícil acesso, além de monitorar grandes eventos.”, comentou o coronel Menezes.