Barra Mansa segue com vacinação contra a febre amarela

0

A Prefeitura de Barra Mansa, assim como fez todas a noites durante a semana está com as portas do Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral (Campla), o prédio da prefeitura, abertas para mais um período de vacinação contra a doença, que em Valença, já provocou três mortes, em Teresópolis e outra em Miguel Pereira.

O prefeito Rodrido Drable, através de sua página em uma rede social está convocando a população barra-mansense a comparecer no prédio da prefeitura afim de tomar a vacina. “A vacinação contra a febre amarela está acontecendo no térreo da Prefeitura de Barra Mansa. A fila não está durando nem cinco minutos. Traga sua família e ajude Barra Mansa a se proteger. A vacinação acontece até as 13 horas”, convoca o prefeito que está sendo acompanhado na convocação por diversos grupos no WhatsApp que estão espalhando as mensagens aos participantes. “Estamos numa grande corrente visando evitar que a doença chegue a Barra Mansa e contamos com o apoio e adesão em massa da população.

Em Barra Mansa, a dose da vacina, não está sendo fracionada, portanto, quem se imunizar estará imune pela resto da vida, é o que explica a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa, Marlene Fialho. “Até 2014, a recomendação da Organização Mundial de Saúde era de que a dose fosse reforçada a cada dez anos. Porém, novos estudos mostraram que a eficácia da vacina não diminui com o tempo. Esta recomendação é válida mesmo para quem se vacinou antes de 2014, porque a vacina continua sendo a mesma. Em abril de 2016, o Ministério da Saúde mudou a estratégia de vacinação contra a febre amarela, seguindo as orientações da OMS. Com isso, a dose única foi adotada”, disse Marlene reforçando que em Barra Mansa a vacina não está sendo fracionada. “Ao contrário do que ocorre nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, a vacina contra a febre amarela em Barra Mansa não sofreu alteração em sua dosagem. Ela é plena, com 0,5 ml”, afirmou a coordenadora.

QUEM DEVE SE VACINAR

Podem se vacinar pessoas acima de nove meses de idade até 59 anos. Neste sábado, dia 20, a Secretaria de Saúde estará vacinando no térreo do Centro Administrativo Municipal, das 8 horas às 13h. Esta será a última chance de se vacinar no prédio da prefeitura.

A partir de segunda-feira, dia 22, a vacina estará disponível somente nas unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

INFORMA DA SECRETARIA DE ESTADO

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro ressalta, e afirma que os macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. A doença é transmitida através da picada de mosquitos.

EM INVESTIGAÇÃO

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, em nota oficial divulgada na quinta-feira, dia 18, informou que a morte do paciente Salomão da Silva Chagas, de 19 anos, ocorrida na UTI da Santa Casa de Misericórdia na madrugada de quarta-feira, dia 17, está sendo investigada pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria, pela Fiocruz e o Instituto Noel Nutels. A nota diz ainda que, apesar de não apresentar sintomas de febre amarela, a investigação está sendo feita devido ao surgimento de casos da doença em cidades limítrofes com Barra Mansa, como Valença, e que os resultados dos exames deverão ser concluídos no prazo de 15 dias.

A nota afirma ainda que antes de ser encaminhado para a Santa Casa, o paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi imediatamente atendido e posteriormente transferido para a Santa Casa.

A unidade médica encaminhou o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML), que, através de laudo apontou óbito provocado por edema pulmonar e infecção respiratória.

VACINAÇÃO EM VOLTA REDONDA

Na Cidade do Aço, a vacinação está sendo realizada nas UBSf´s dos bairros Rústico, Conforto, Jardim Belmonte, Padre Jósimo, Jardim Belvedere, Siderópolis, Água Limpa, Vila Mury, Açude II, Mariana Torres, Jardim Paraíba, Volta Grande, Caieiras, São Luiz e Santa Rita do Zarur até às 17 horas.

Deixe um Comentário