Drable recebe nesta sexta-feira Rodrigo Maia para reunião sobre intervenção federal

1

BARRA MANSA

O presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM) estará na cidade amanhã, sexta-feira, para participar da segunda reunião do Observatório Legislativo da Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (Olerj). O prefeito Rodrigo Drable (MDB) é também presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale Paraíba Fluminense (CISEGCI). Ele informou que o evento será realizado às 9h30min, no CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro. Prefeitos da região, secretários de Educação e parlamentares estão sendo esperados.

A primeira reunião do Olerj aconteceu no dia 24 de fevereiro e contou com a presença de secretários municipais de Educação, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais. O trabalho do observatório legislativo busca incentivar a produção de estudos e avaliações da situação de violência no Rio de Janeiro em parceria com institutos de pesquisa e universidades, funcionando como uma ferramenta digital de debates e fóruns para ouvir a população.

Será ainda como um canal para o encaminhamento e acompanhamento de eventuais denúncias de violação de direitos e garantias fundamentais durante o período de intervenção.

PAUTA AO INTERVENTOR

Ainda dentro do mesmo tema, a intervenção no estado, integrantes do Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Vale do Paraíba Fluminense (CISEGCI), se reuniram hoje no Centro Estratégico de Segurança Pública (Cesp). A coordenação ficou a cargo do diretor executivo do CISEGCI, o vereador Jefferson Mamede (PSC). Segundo ele, os gestores com orientações das polícias civil e militar, estabeleceram prioridade que serão apresentadas ao presidente do CISEGCI, o prefeito Rodrigo Drable, e posteriormente ao general Walter Souza Braga Netto, responsável pela Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. “Entendemos ser urgente o fortalecimento das atividades policiais com reaparelhamento e aumento do efetivo, mas fomos unânimes em reconhecer que a integração dos órgãos com os municípios, principalmente com apoio das guardas municipais, colaborará com redução dos índices de criminalidade e prevenção a violência”, completou Mamede.

Participaram também o delegado da 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa, Ronaldo Aparecido de Brito; o comandante da 2ª Cia do 28ª Batalhão da Polícia Militar, tenente Alcimar Videira Dias; o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani; o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir; representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codec-BM), além de secretários e gestores municipais de segurança dos seguintes municípios da região: Barra do Piraí, Angra dos Reis, Volta Redonda, Quatis, Porto Real e Piraí.

1 comentário

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !