Barra Mansa registra mais de 1,4 mil denúncias de violência doméstica em dois meses

Na cidade Ceam conduz os atendimentos, prestando apoio as vítimas

Por Carol Macedo
gabriel borges 3

BARRA MANSA

Durante o mês de agosto, dedicado à campanha nacional Agosto Lilás, a Prefeitura de Barra Mansa tem intensificado as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A mobilização, em alusão à Lei Maria da Penha — sancionada em agosto de 2006 — busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão e incentivar a denúncia.

No município, o trabalho é conduzido pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). A unidade atua de forma integrada e multidisciplinar, prestando apoio a vítimas de violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

Segundo a coordenadora do Ceam, Stephanie Duarte, nos últimos dois meses foram registradas cerca de 1,4 mil denúncias, com predominância de casos envolvendo agressões físicas e psicológicas. Entre junho e julho, a equipe realizou mais de 840 atendimentos, incluindo orientações presenciais e por telefone, além de 42 novos casos. Mulheres entre 21 e 30 anos representam mais de 55% das ocorrências.

Além do acolhimento, o Ceam desenvolve ações preventivas, como palestras e orientações sobre relacionamentos saudáveis. A secretária da pasta, Joseane Ricarte, reforça que a rede de apoio municipal oferece segurança e suporte para que as vítimas rompam o ciclo da violência.

Outra frente importante é a Patrulha da Mulher, da Guarda Municipal, que desde 2019 acompanha vítimas no registro de ocorrências, solicitações de medidas protetivas e encaminhamentos a serviços de saúde e perícia. A coordenadora Alcilene Novais lembra que muitas mulheres ainda não reconhecem como violência condutas de natureza psicológica, moral ou patrimonial.

O atendimento da Patrulha funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo Disque-Patrulha (24) 99931-8829. Fora desse horário, as denúncias devem ser feitas diretamente na 90ª Delegacia de Polícia.

Em Barra Mansa, o apoio às vítimas também é oferecido pelo Hospital da Mulher, UPA e pela rede nacional de proteção, por meio dos números 180, 100 e 127.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos