BARRA MANSA
O ano de 2023 foi de conquistas para a Saúde de Barra Mansa. Duas premiações se destacam. A cidade subiu da 5ª para a 3ª posição entre as 92 prefeituras do Estado do Rio de Janeiro avaliadas pelo Previne Brasil. A outra premiação foi a certificação da eliminação da transmissão vertical de HIV.
Os dados do Previne Brasil são referentes aos indicadores da Atenção Primária e na região do Médio Paraíba apontam que Barra Mansa está na primeira colocação. “Em 2017, Barra Mansa tinha todas as unidades de saúde fechadas, incluindo as duas Upas, e o pronto socorro da Santa Casa atendia apenas emergência. Nós tínhamos os piores índices do Estado e este resultado que alcançamos nós devemos ao empenho das equipes, tanto estadual quanto municipal. Eu destaco o trabalho realizado pelos médicos, a enfermagem, os motoristas de ambulâncias, enfim, todos que se empenham para podermos entregar qualidade nos serviços. Faço um agradecimento especial à secretária estadual, Claudia Mello, ao doutor Luizinho e à subsecretaria Raquel, que nos permitem executar e desenvolver projetos que nos dão suporte para que tantas vidas sejam salvas”, disse o prefeito Rodrigo Drable.
O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, disse que a conquista é coletiva. “Barra Mansa atingiu a nota de 9.35 no Indicador Sintético Final (ISF) e alcançar esta posição no ranking é uma conquista coletiva que se reflete no comprometimento, dedicação, empenho e competência dos profissionais de saúde e da gestão municipal para proporcionar saúde e qualidade de vida a todos os munícipes”, comemorou o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes.
O programa Previne Brasil foi criado em 2019 pelo governo federal, com o objetivo de reconhecer os resultados alcançados e a efetividade ou a necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção; subsidiar a definição de prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde (APS); além de promover a democratização e transparência da gestão, por meio da divulgação das metas e resultados alcançados.
ELIMINAÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL DE HIV
Neste mês de dezembro, a Secretaria de Saúde recebeu em Brasília a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV. Estiveram presentes na solenidade do Ministério da Saúde o prefeito Rodrigo Drable, o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, e a diretora médica do Hospital da Mulher, Dra. Janaina Henriques Sobrinho. A conquista inédita representa o reconhecimento pelas ações desenvolvidas na prevenção da transmissão vertical do HIV, que é o vírus causador da Aids (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
“Barra Mansa e Petrópolis são as únicas cidades do Estado do Rio que erradicaram a transmissão vertical de HIV. Isso quer dizer que, após anos de dedicação no atendimento pré-natal, não temos mais em Barra Mansa a contaminação de crianças nascidas de mães portadoras do HIV. Tenho muito orgulho da nossa equipe inteira, e, em especial, eu exalto o Dr. Sérgio Gomes, a Dra. Janaína Henriques e o Dr. Alberto Aldet, que não pôde vir à premiação”, disse Drable.
Segundo os dados do Ministério da Saúde, a transmissão vertical (da mãe para o seu filho) é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. Em Barra Mansa, o Programa de IST/Aids – com atuações no Hospital da Mulher, nas unidades de Atenção Primária à Saúde, no Laboratório Municipal, entre outros dispositivos da rede municipal de saúde – realiza um trabalho preventivo para que a gestante, com diagnóstico positivo, realize o pré-natal de risco no Hospital da Mulher e siga com o tratamento. Após o nascimento, a criança é acompanhada por um infectologista pediatra e recebe uma fórmula láctea infantil fornecida pelo estado.