Barra Mansa recebe edição da Startup Weekend no UBM

0

BARRA MANSA

O município recebe de hoje a domingo, dia 4, no campus do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), no Centro, os empreendedores, desenvolvedores e gestores de toda região durante o Techstars Startup Weekend Barra Mansa Retail. A edição será focada em soluções e inovações para o varejo, tendo como público-alvo empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas de algum tema que se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups.

O Startup Weekend é um evento promovido pela Techstars Brasil, organização dedicada ao fomento do empreendedor e a criação e fortalecimento das comunidades de startups em todo o mundo. A iniciativa conta com a parceria do Google for Startups e consistirá em promover 54 horas ao longo de um fim de semana, quando os participantes se unirão para criar startups – uma empresa emergente que tem como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio.

A edição vai trabalhar a temática Retail, focada em soluções e inovações para a área do varejo. Sabe-se que o varejo no Médio Paraíba corresponde à 41,1% do PIB da Região e 47,4% das empresas são de comércio e serviços. As soluções podem estar ligadas à diversas áreas, dentre elas: Gestão organizacional, em qualquer nível da empresa; Atração de clientes; Exposição dos produtos; Vendas e pagamentos; Retenção e fidelização de consumidores.

O evento terá como um dos palestrantes Xisto Viera Neto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL-BM). “A vivência em varejo que as empresas de Barra Mansa têm é o principal insumo para o sucesso de uma startup neste sentido. Este é nosso maior patrimônio. Varejistas que enfrentam problemas na loja todos os dias podem transformar isso em uma nova oportunidade de negócio e vender esta solução para outros varejistas de todo o país ou do mundo”, destaca Xisto Neto, presidente da CDL.

PROGRAMAÇÃO

A programação começa hoje, entre 18h30min e 22 horas, com a Introdução e Construção dos Times (lanche e networking, apresentação de ideias, escolha dos projetos e construção dos times). No sábado, dia 3, entre 9 e 22 horas – Aprender e Trabalhar (descoberta do problema, desenvolvimento da solução, mentorias). No domingo, dia 4, das 9 às 21 horas – Apresentação e Premiação (apresentação aos jurados, seleção dos ganhadores, celebração).