BARRA MANSA
Aconteceu nesta sexta-feira, 19, das 8 às 12 horas, no Parque de Saudade, na Rua Elza Maia de Amorim, o primeiro encontro “Elas Produzem”. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, reuniu representantes do município e mulheres que trabalham ou possuem algum envolvimento na zona rural da cidade. O objetivo foi levar informações através de palestras voltadas para saúde, aposentadoria rural, salário maternidade, reforma da previdência, previdência rural e Lei Orgânica da Assistência Social para as “mulheres do campo”.
Estiveram presentes, a vice-prefeita da cidade, Fátima Lima, o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto Carvalho, o Beleza, a presidente da OAB Mulher de Barra Mansa, Cleicione Nascimento, e a presidente da Comissão de Igualdade Racial e Intolerância Religiosa, Francyne Lima. O evento em comemoração ao mês da Mulher, cujo dia internacional é 8 de março, contou ainda com café da manhã, exposição de produtos artesanais feitos pelas mulheres do campo e um sorteio com prêmios disponibilizados pelos parceiros Yes Cosméticos, Sicredi e Senar.
O secretário comentou que devido à pandemia da Covid-19, o número de presentes precisou ser menor do que o esperado, mas que essa não será o único ano com a iniciativa. “Estimamos trazer 20 mulheres, no máximo 25. Para isso entregamos convites específicos, mas se Deus quiser, ano que vem vamos conseguir fazer um evento muito maior”, disse Beleza.
A vice-prefeita informou que o mês da mulher é comemorado todo ano, mas nunca foi feito um evento específico voltado para a mulher do campo, que tem necessidades diversas. “Nós pensamos em realizar esse encontro para que fossem falados assuntos importantes para elas. Queremos muito valorizar a mulher trabalhadora do campo e mostrar que elas têm direitos que não conhecem”, comentou.
Fátima Lima acrescentou ainda que, já estão ocorrendo movimentos para dar continuidade em serviços para esse público, além do mês da mulher. “Durante esse encontro elas puderam colocar suas dificuldades e, nós como Poder Público, dar continuidade indo até os distritos. A Secretaria de Desenvolvimento Rural já está estabelecendo parcerias com órgãos relacionados a atividades no campo como associações e sindicatos. Vamos encaminhá-las para secretaria e orientar sobre os direitos sociais”, disse.
A secretária Jocelí de Castro, foi uma das participantes. Ela realiza trabalhos com mulheres do campo, e relatou que as palestras realizadas são fundamentais para as moradoras da zona rural. “Existe uma dificuldade muito grande da pessoa do campo receber informações, então um evento como esse faz muita diferença”, contou.