Barra Mansa realiza 12ª Encontro de Folia de Reis

0

BARRA MANSA

O bairro Vila Nova recebeu a 12ª edição do Encontro de Folia de Reis, evento que é considerado uma dos mais tradicionais da cultura popular. O evento, realizado na praça Marcello Fonseca Drable, Água Comprida, neste sábado, reuniu 12 jornadas vindas de Minas Gerais, Barra Mansa, Volta Redonda e Vassouras. A festividade tem apoio da Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação Cultura.

O vereador licenciado e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto Beleza, que também é um dos organizadores do evento destaca a importância do encontro. “Precisamos manter a tradição, é um evento familiar, com mensagem religiosa. O Reisado, como também é conhecido, vem crescendo a cada ano e é uma maneira de mantermos as tradições cultural e religiosa da nossa cidade e região”, destaca, informando que cada grupo teve 30 minutos de apresentação. Além disso, a própria comunidade forneceu alimentação para os participantes das folias.

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, afirmou que a cultura popular é, e sempre será prioridade no município. “A base da formação da cultura barra-mansense é a cultura popular. A Folia de Reis é uma das tradições mais potentes que temos no município e continuará sendo fomentada com o que estiver ao alcance da Fundação de Cultura. Uma das nossas atribuições é manter viva essa tradição”, destacou.

CULTURA

A Jornada da Folia de Reis é realizada até o dia seis de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis. Integrantes vão de casa em casa, entoam versos e cantos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Após essa data, troca-se a bandeira e o evento segue em devoção a São Sebastião até o dia 20 de janeiro, quando é celebrado o Dia do Padroeiro de Barra Mansa.

O Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião faz parte do Calendário Cultural da cidade, por meio da Lei 4.1567/2013, de autoria do vereador Carlos Roberto de Carvalho, e também é previsto no Sistema Municipal de Cultura de Barra Mansa pela Lei 4.602/2016.

 

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !