BARRA MANSA
De hoje até amanhã, 29, uma equipe técnica do Ministério da Saúde analisará os equipamentos de Barra Mansa para certificação do Selo Ouro de Boas Práticas pela Eliminação da Transmissão Vertical de HIV/Aids, durante o período de gestação.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Sergio Gomes, a equipe técnica irá conhecer os serviços realizados desde atenção primária, maternidade, serviço de referência e Unidade de Acolhimento. Ele ainda ressaltou que o município tem desenvolvido um trabalho que tem gerado resultados positivos. “Nós conseguimos montar uma equipe que trabalha diariamente em buscas de melhores resultados. Vamos continuar investindo em capacitações e novos conhecimentos, pois nosso objetivo, além de prestar o devido atendimento, é abraçar e acolher os nossos pacientes”, frisou o secretário.
Segundo a coordenadora de Atenção Básica e Saúde de Barra Mansa, Juliana Russi, receber o selo é uma forma de reconhecimento e valorização do trabalho. “Quando recebemos uma gestante, que no pré-natal teve o diagnóstico positivo do HIV, já iniciamos o trabalho de alto risco no Hospital da Mulher. Após o nascimento da criança fazemos o acompanhamento com infectologista pediatra e doamos o leite”, explicou Juliana.
A representante do Ministério da Saúde, a consultora técnica da Coordenação Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Pâmela Gaspar, o objetivo da visita é avaliar, mas também aprender. “É muito importante permitir o acesso de todos aos programas de assistência. Precisamos fortalecer cada vez mais, para garantir que crianças nasçam livres do HIV”, concluiu a consultora.