Barra Mansa passará a ter Grupo de Apoio ao Transplante de Órgãos

1

BARRA MANSA

O Instituto G.A.T.O. (Grupo de Apoio ao Transplante de Órgãos), entidade sem fins lucrativos, passará a ter uma sede no município. O grupo tem como objetivo difundir a cultura da doação, mobilizar a sociedade brasileira em torno da causa e também dar apoio aos pacientes que necessitam de transplante. O coordenador do instituto em Barra Mansa, Leonardo Matias, disse que o grupo está em conversa com a direção do Instituto Cultural Municipal – o antigo Clube Municipal – para que a sede da instituição seja lá. “Nosso objetivo é ajudar, criando um banco de pessoas interessadas a serem doadores e acolher as famílias e pacientes que estejam precisando de transplante. Às vezes algumas pessoas perdem a chance de encontrarem um doador compatível pela falta de oportunidade ou simplesmente pela morosidade e burocracia do processo de transplante”, disse.

O instituto defende algumas ações para melhorar o transplante de órgãos no país. Uma delas é a implantação de um sistema de doações cruzadas para pessoas com doadores vivos não compatíveis. Isso porque, segundo o grupo, no Brasil quando uma pessoa está disposta a doar, mas ela não é compatível com o donatário, esse doador vivo é descartado. A ideia é criar um banco de doadores não compatíveis e fazer o cruzamento de informações. Ainda conforme o instituto, isso agilizaria o processo de transplante, aumentando as cirurgias e as chances de quem espera por um órgão.

O presidente do Instituto G.A.T.O, o advogado Marcelo Queiroz, que é transplantado, destacou que o grupo está firmando uma parceria com o Instituto Cultural Municipal para atuar em palestras e ações de incentivo à doação de órgãos em Barra Mansa. “Estamos estabelecendo uma parceria forte com o antigo Clube Municipal para atuarmos em conjunto, seja em nossas palestras, que tem objetivo de informar e tirar dúvidas sobre a doação de órgão; ou até mesmo em atividades de incentivo ao transplante na cidade”, finalizou.

EVENTO ARRECADARÁ FUNDOS PARA CRIANÇA COM LEUCEMIA

Amigos e familiares de Lyvia Otoni Barros, moradora de Barra Mansa de sete anos, promovem neste domingo, dia 24, no Instituto Cultural Municipal, a partir das 14h, um evento para arrecadar fundos para ajudar no tratamento da menina. Lyvia luta contra uma leucemia desde março e está internada em um hospital no Rio de Janeiro. A ação beneficente foi batizada de “Todos pela Lívia” e contará com atividades recreativas, distribuição de pipoca, algodão doce, além de uma palestra sobre transplante de órgãos com o diretor do G.A.T.O. O convite para participar do evento custa R$ 5 e dá direito a uma cartela de bingo. Eles serão vendidos na hora. O Instituto Cultural Municipal fica na Rua Juiz Antônio Ciani, Nº 91, no Centro – em frente ao Parque Centenário, o popular Jardim das Preguiças.

1 comentário

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !