Barra Mansa já imunizou cerca de 700 crianças contra Covid-19 em escolas públicas da cidade

0

BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde atingiu a marca de 700 aplicações do imunizante contra Covid-19 em alunos de 62 unidades de ensino municipais e estaduais. A partir desta terça-feira, 19, acontece o planejamento para o início da aplicação de doses contra a doença em escolas particulares. O projeto “Vacinação nas Escolas” visa ampliar a cobertura contra o coronavírus no município.
Segundo a responsável pela Imunização da Secretaria, Yasmim Rio Verde, o foco principal da ação é mostrar a importância da vacinação. “Realizamos uma busca ativa, onde pudemos apresentar aos pais quais os tipos e diferenças de vacinas contra a Covid-19 temos disponíveis para a faixa etária de 5 a 11 anos. Além disso, esclarecemos as dúvidas dos responsáveis e deixamos claro que não é uma questão obrigatória e sim de conscientização à vacinação”, disse Yasmim.
DIREÇÃO DAS ESCOLAS DEVEM SER PROCURADAS
Ela ressaltou que os responsáveis que quiserem que os filhos recebam a dose na escola podem procurar a direção das unidades. “O responsável que desejar que seu filho seja vacinado e que por algum motivo não tenha conseguido levá-lo a uma unidade de saúde ainda, deve procurar pelo responsável da instituição de ensino para a assinatura de um termo de responsabilidade, ou entrar em contato com o setor de imunização para solicitar uma visita à escola da criança. Visto que estamos centralizando a vacina pediátrica em algumas unidades para evitar o desperdício de doses por semana”, explicou Yasmim.
A dona de casa Gabriela Rocha levou o filho Alessandro, de 11 anos, para tomar a primeira dose de imunização contra Covid-19 na Escola Municipal Doutor Elvino Alves Pereira.  Ele acredita que é papel dos responsáveis incentivar as crianças sobre a vacinação contra o coronavírus. “A imunização é fundamental. Eu contraí a doença, mas como estava vacinada, os sintomas foram fracos. Sabemos da importância e precisamos proteger nossas crianças. A transformação da escola em um ponto de vacinação facilita a vida dos pais e passa mais segurança”, contou Gabriela.
VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E COVID-19 DESTA QUARTA-FEIRA EM BM
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, divulgou também o calendário de vacinação contra Influenza e Covid-19 desta quarta-feira, dia 20. Poderão tomar o imunizante contra gripe os moradores a partir de seis meses de idade. Quanto à aplicação da dose contra o coronavírus, pessoas a partir dos cinco anos de idade poderão ser imunizadas e a quarta dose está liberada para quem tiver 40 anos ou mais.
As doses contra gripe serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Já as doses contra Covid-19 são administradas em dias e locais específicos. As doses pediátricas, destinadas a crianças a partir de cinco anos de idade ou imunossuprimidas, estão disponíveis nas unidades de Amparo (quarta-feira), Clínica da Família (quarta-feira), Floriano (terça-feira), Nove de Abril (quarta-feira), Paraíso de Cima (quarta e quinta-feira), Rialto (terça-feira), Roselândia, Santa Lúcia (terça e sexta-feira), Santa Rita de Cássia (quinta-feira), São Luiz, Siderlândia (segunda-feira), UBS Centro, UBS Colônia (segundas e quartas-feiras), Vale do Paraíba (quinta-feira), Vila Coringa I (terça-feira), Vila Elmira, Vila Independência (quarta-feira), Vila Maria (quinta-feira) e Vila Principal (sexta-feira).
A vacinação contra Covid-19 segue também para jovens e adultos, que devem seguir o cronograma abaixo:
– 1ª Dose: em pessoas a partir 12 anos;
– 2ª Dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;
– 3ª Dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda dose até o dia 20/03/2022; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há quatro meses;
– 4ª Dose: para imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham quatro meses após a terceira dose; pessoas acima de 40 anos, quatro meses após a terceira dose; e profissionais da Saúde que tenham quatro meses após a terceira.
Para a imunização, é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do comprovante das outras doses.
As ações acontecerão das 9 às 16 horas nos postos de saúde dos bairros e das 9 às 20 horas na Unidade de Saúde do Ano Bom.

 

Deixe um Comentário