Barra Mansa instala espaço exclusivo para casos de Covid-19 na UPA Centro

0

BARRA MANSA

Visando oferecer mais segurança durante os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, implantou um anexo para tratamento exclusivo de pacientes suspeitos de síndrome gripal, como a Covid-19. A estrutura, inaugurada no fim de março, é composta por consultório médico, recepção, área de testagem e repouso, classificação de risco e quatro leitos completos, equipados com oxigênio, ventilação mecânica e equipamentos para a estabilização do paciente.

O coordenador da UPA Centro, Osias Alves Penha, explicou como surgiu a ideia deste novo local. Segundo ele, o anexo é foi implantado a partir do aumento de casos de síndrome gripal, outro motivo é a demanda que surgiu com os casos de dengue. “São doenças que têm sintomas bem similares. Estávamos atendendo todas essas pessoas dentro da UPA. Com este anexo, conseguimos separar os casos suspeitos das demais patologias”, detalhou.

O prefeito Rodrigo Drable falou que a estrutura foi feita para segregar o atendimento dos pacientes que buscam a UPA. Ao invés de todos se encontrarem na sala de espera, aqueles que são suspeitos de Covid-19 irão para o novo anexo. “A gente está trabalhando, enfrentando, mas é fundamental que todos façam a sua parte, com isolamento, uso de máscara e o distanciamento possível”, alertou.

A moradora do Ano Bom, Maria Ângela Souza, de 58 anos, aprovou a iniciativa. “A gente fica com receio de vir em uma unidade médica e acabar se contaminando com a Covid-19. Me senti segura em saber que os casos suspeitos estão em um espaço separado. Isso traz um conforto para quem vem buscar atendimento aqui”, finalizou.

error: Conteúdo protegido !