Barra Mansa ingressa em Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial

Por Carol Macedo

BARRA MANSA

Foi assinado na segunda-feira, 20, no Rio de Janeiro, no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), um documento que garante a Barra Mansa participação no Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial. O principal objetivo do documento é formar uma rede de cidades que fomentem políticas públicas que coíbam a discriminação e a segregação racial. No total, 24 municípios do Brasil assinaram o pacto.

A assinatura foi feita pela conselheira municipal de políticas de promoção racial e também gerente de formação e biblioteca da Fundação Cultura Barra Mansa, Graziela Lorena. O idealizador das ações e coordenador executivo de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Freire, destacou que é preciso haver uma articulação intermunicipal efetiva, com foco nas periferias e na população negra, considerando o fomento direto, apoio para a constituição de órgãos executivos e consultivos de desenvolvimento de políticas públicas de promoção da igualdade racial e cooperação técnica para projetos e ações.

Segundo ele, a Rede de Cidades é uma proposta para que aconteça o antirracismo como um método das políticas públicas em torno da igualdade racial. “A gente sabe que por mais que existam leis, como o Estatuto da Igualdade Racial, e órgãos como a Superintendência no Estado do Rio de Janeiro, os instrumentos chegam aos municípios enfraquecidos. Daí a importância de uma dinâmica local. O Pacto é uma forma de se auto regular, de cooperação mútua e de troca de experiências que fortaleçam as políticas e os agentes que a fazem e a defendem nos municípios”, apontou Jorge.

Barra Mansa conta desde 2017 com a Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), que funciona no gabinete da vice-prefeita Fátima Lima, para promoção de ações com foco na equidade pela igualdade racial. As atividades, muitas desenvolvidas em parceria com a Fundação Cultura e as Secretaria de Educação e Saúde, abrangem desde o Projeto Afro-Saberes e os Jovens Negros de Sucesso, entre outros, o que credenciou o município a ajudar na construção do texto do Pacto de Combate ao Racismo.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos