Barra Mansa faz balanço de ação da Ronda Escolar nos primeiros meses do ano

0

A Guarda Municipal de Barra Mansa, através da Ronda Escolar, fez o levantamento de ações realizadas nas proximidades das escolas do município durante os primeiros três meses do ano. De acordo com os dados, das 461 visitas realizadas, os agentes registraram sete ocorrências, entre elas, agressão entre alunos, tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e ameaça terrorista.

Uma das últimas ocorrências foi registrada na tarde da última terça-feira, 26, onde um jovem de 15 anos, em atitude suspeita foi apreendido, próximo a Escola Municipal Belo Horizonte, na Vista Alegre. Durante a abordagem, foi identificado que ele escondia 29 recipientes de drogas atrás do colégio. Ao chegarem ao local, à guarnição da ronda constatou a presença de outros três jovens. Todos foram encaminhados para a 90ª Delegacia de Polícia, porém apenas o de 15 anos ficou detido por assumir a propriedade do material ilícito.

Já no dia 22 de março, equipes da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar reforçaram a segurança do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), após a divulgação de vídeos nas redes sociais com ameaças de ataques terroristas ao Colégio de Aplicação. Os jovens foram identificados, dois deles eram estudantes da instituição.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, esse trabalho é uma forma de garantir a segurança dos estudantes e também dos profissionais da rede de ensino do município. “Quando implantamos o patrulhamento, sabíamos que nosso compromisso ia além de apenas vigiar e monitorar as imediações escolares. Nossa obrigação como autoridade, é garantir a segurança e a boa fluidez no entorno das escolas. Não estamos ali para intimidar, mas sim para que os alunos, profissionais e responsáveis, se sintam protegidos em qualquer situação que lhes ofereçam riscos”, frisou.

Por determinação do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, o município em breve contará com mais quatro novas viaturas que ajudarão no reforço do patrulhamento da Ronda Escolar.