Barra Mansa: Entidades comerciais definem plano de segurança para comércio durante compras de final de ano

0

Policiamento será reforçado em até 50%; objetivo é garantir segurança de comerciantes e consumidores

BARRA MANSA

As entidades representativas do comércio de Barra Mansa e a Polícia Militar se reuniram durante a tarde desta terça-feira, dia 6, para traçar um plano de segurança para o comércio durante as compras de final de ano. O encontro aconteceu no período da tarde, na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap-BM), no Centro.

Durante a reunião ficou estabelecido que a partir da próxima segunda-feira, dia 12, Barra Mansa receberá um policiamento ordinário complementar. Para isso, a segurança será reforçada em até 50%. O objetivo é inibir roubos e coibir possíveis rotas de fugas de criminosos.

De acordo com coronel do 5° Comando de Policiamento de Área (CPA), Marcelo Moreira Malheiros, os policiais ficarão distribuídos em diversos pontos da cidade como nos bairros, Centro, Vila Nova, Santa Clara e Ano Bom. “Realizamos um levantamento para identificar os locais onde os índices criminais foram altos e estabelecemos um plano de policiamento. Para isso, os policiais vão trabalhar em turnos desde manhã até a madrugada”, disse.  O plano de segurança está definido para acontecer até o dia 24 de dezembro, mas pode ser estendido até a véspera do Ano Novo.

Também estiveram presentes na reunião, os representantes do Sindicato do Comércio e Varejista (Sicomércio-BM), da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), da Aciap-BM, da Polícia Militar e da prefeitura, como o gestor Rodrigo Drable.

A presidente da Sicomércio, Lilian Panizza, comentou que as entidades solicitaram o apoio da polícia para atender às demandas e preocupações dos empresários do setor varejista. “Sentimos a necessidade de nos movermos juntos com o Poder Público e com a polícia para poder dar uma tranquilidade tanto para os lojistas quanto para os nossos consumidores”, disse.

Segundo o presidente da AciapBMMatheus Gattás, o grande objetivo do encontro foi debater formar de garantir a segurança e acompanhar o horário especial de funcionamento das lojas desde a abertura até o fechamento. “O final de ano é uma época com uma maior circulação de pessoas nas ruas e isso faz com que fique mais suscetível de acontecer crimes e o nosso objetivo grande é impedir que isso aconteça garantindo segurança a todos aqueles que forem ao comércio de Barra Mansa”, disse.

O prefeito Rodrigo Drable, que também esteve presente na reunião, usou parte do seu discurso para falar sobre a preocupação com os furtos recentes que têm acontecido na cidade. “Penso que nós precisamos de uma ação muito contundente nesse combate ao crack, porque são esses “crackudos” que nós temos identificados fazendo arrombamentos e outros roubos. O comércio de Barra Mansa é o coração da cidade e temos que tratar  dele de uma maneira diferente para que possamos ajudar na segurança durante o Natal”, disse.

O presidente da CDL Barra Mansa, José Paulo Nogueira, reforçou a importância do policiamento durante as compras de final de ano. “É importante que o empresário se resguarde e saiba como se proteger durante as vendas na loja, desde a abertura até o fechamento das portas”, comentou.

Deixe um Comentário