Barra Mansa e Volta Redonda realizam ação de conscientização ao câncer de boca

0

BARRA MANSA/VOLTA REDONDA

O quinto mês do ano, além de ser marcado pela campanha Maio Amarelo, que alerta a população sobre a violência no trânsito, também é dedicado a alertar sobre a prevenção e combate ao câncer de boca. O nome da campanha é Maio Vermelho. Pensando nisso, a Prefeitura de Barra Mansa realizará no dia 25 uma ação de conscientização sobre o tema na Praça da Igreja Matriz, de 9 às 12 horas. Já em Volta Redonda, no dia 29, acontecerá uma capacitação para os profissionais da área da saúde bucal do município.

Além dessas atividades, as secretarias de Saúde de Volta Redonda e Barra Mansa informaram que nas Unidades Básicas de Saúde, está sendo realizada a conscientização sobre o tema. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018 havia no país 14,7 mil pessoas com câncer de boca, sendo que 11,2 mil são homens.

Algumas práticas diárias podem aumentar o risco de adquirir a doença, como, por exemplo, o tabagismo. Quem fuma cigarros ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, tem mais probabilidade de desenvolver o câncer de boca. Outras práticas que podem aumentar o risco é a exposição ao sol sem proteção, excesso de gordura corporal e consumo regular de bebidas alcoólicas.

Segundo o Inca, o câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. Esse tipo de câncer mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Atividades alusivas ao Maio Amarelo

Com o apelo: ‘No trânsito, o sentido é a vida’, a campanha Maio Amarelo vem ganhando cada vez mais força e notoriedade. Prova disso, é a quantidade de municípios que aderem à iniciativa. Visando orientar e afirmar a importância do cuidado no trânsito, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Guarda Municipal, realizar hoje a caminhada ‘Maio Amarelo’. A concentração será a partir das 9 horas, próximo ao Restaurante Popular. O movimento contará com a participação dos alunos da Escola Municipal Júlio Branco, do KM 4, recrutas do Tiro de Guerra Barra Mansa, a Banda Marcial do projeto Música nas Escolas.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !