BARRA MANSA
O feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida é celebrado nacionalmente nesta quarta-feira, dia 12, e em Barra Mansa não foi diferente. A tradicional Procissão Fluvial em homenagem à padroeira do Brasil retornou ao molde original depois de dois anos restritos, devido à pandemia de Covid-19.
Uma carreata iniciou as comemorações no início da tarde, por volta das 14h, com a saída da imagem da santa da residência da família Baião, organizadora do evento há três gerações. Esta edição é a 62ª procissão municipal e contou também com a ajuda da Paróquia de São Sebastião e o apoio da Prefeitura, através da Fundação Cultura.
Rogério Baião, um dos organizadores do evento, destaca que sua família iniciou esta tradição para levar fé às pessoas e o retorno aos modelos antigos pode proporcionar ainda mais conexão com a padroeira do país. “Hoje é um dia de muita felicidade para a gente da família Baião, o retorno da procissão aos moldes originais é de muita alegria e ser o responsável por ajudar na fé das pessoas é o nosso principal objetivo”, destacou.
Por volta das 14h, o Corredor Cultural foi o altar do louvor e, logo depois, uma carreata saiu da Vila Maria, passando pela Vila Nova, com destino ao Bairro Roberto Silveira, reunindo fiéis de todo o município, onde foi destinado um momento de veneração à Nossa Senhora.
Logo no início da noite, por volta das 19h, ocorreu o retorno da procissão fluvial nas águas do Rio Paraíba do Sul, depois de dois anos parados. Pelas águas, a imagem da Santa passou pelo Bairro Roberto Silveira e a Rua Presidente Getúlio Vargas, atrás da Câmara de Vereadores, e emocionou todos os fiéis pelo caminho.
Geni da Silva, moradora do bairro Ano Bom, aguardava a imagem da Santa chegar pelas águas do rio atrás da Câmera dos Vereadores e se emocionou com a volta da procissão que costuma acompanhar todos os anos. “Ficamos dois anos sem a procissão e agora é uma emoção muito grande este retorno, que Nossa Senhora abençoe todos nós”, disse.
Mais uma celebração de fé foi realizada no município e se encerrou com outro ato de veneração à padroeira nacional no corredor cultural. Em torno de cinco mil pessoas participaram de todo o percurso, segundo a Guarda Municipal e os organizadores.