BARRA MANSA
Pretendendo movimentar mais de R$ 20 milhões em negócios, a 24ª edição da Flumisul 2025 foi aberta na noite desta quarta-feira, dia 29, em Barra Mansa. A cerimônia reuniu diversas autoridades e marcou o início da maior feira de negócios do Sul Fluminense e do Médio Paraíba. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 75 mil pessoas visitem o evento até sábado, 1º de novembro.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Luiz Furlani; a presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Barra Mansa (Aciap-BM) e organizadora da feira, Fernanda Moysés; o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca; o subsecretário de Estado de Governo, Rodrigo Drable; o subsecretário de Estado de Gastronomia, Thiago Moura; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sandro; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, César Carvalho; o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Bruno Paciello; e o diretor de negócios da ArcelorMittal, Paulo Marcelo Rodrigues, entre outras lideranças.
A Flumisul reúne expositores dos setores industrial, comercial, do agronegócio e da construção civil, com estandes voltados ao fomento de negócios e networking. A programação inclui palestras, painéis, oficinas, atrações culturais, shows regionais e uma ampla praça de alimentação.
Uma das grandes novidades desta edição é a Arena Gamer, espaço voltado para crianças e jovens, com oficinas de robótica, campeonatos de games e atividades de empreendedorismo digital.
Este é o primeiro ano de organização da feira sob a presidência de Fernanda Moysés. “Essa feira tem caráter regional e estadual. Neste ano temos diversas atrações — além da parte de negócios, criamos a Arena Gamer, justamente para trazer a garotada ligada em tecnologia para vivenciar o mundo empresarial. Também temos um estande de gastronomia com aulas-show voltadas ao empreendedorismo e o espaço do artesanato. São várias novidades. Queremos deixar como legado que a feira seja cada vez mais voltada para as empresas e negócios, sem perder sua essência”, destacou Fernanda.
O prefeito Luiz Furlani ressaltou o momento de crescimento que Barra Mansa vive. “Essa Flumisul é a continuidade do que foi iniciado lá atrás, mas acontece em um momento diferente: o da reindustrialização de Barra Mansa. É a maior feira de negócios do Sul Fluminense e do Médio Paraíba”, afirmou.
Em sua fala, o diretor de negócios da ArcelorMittal, Paulo Marcelo Rodrigues, lembrou que a empresa está concluindo a instalação de uma nova laminadora, anunciada na edição anterior da feira. O investimento de R$ 1,3 bilhão, realizado nos últimos dois anos, marca um novo ciclo de expansão da companhia. “O equipamento, instalado na mais antiga planta da ArcelorMittal, é o mais moderno e produzirá materiais para as indústrias automobilística e metalmecânica, consolidando Barra Mansa como uma cidade estratégica nesse setor”, explicou, destacando os empregos já gerados após o anúncio. “Dos postos anunciados em 2024, já contratamos 150 profissionais, e nossa expectativa é chegar a 400 empregos diretos e indiretos”, completou.




