BARRA DO PIRAÍ
O município de Barra do Piraí recebeu, na manhã desta quinta, 24, representantes de várias cidades do Sul Fluminense para debater sobre os impactos das leis de trânsito e o futuro da área no país, 26 anos após a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O II Fórum Interestadual de Trânsito aconteceu no Central Sport Clube, no Centro, e foi organizado pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) em parceria com a Prefeitura de Barra do Piraí por meio da Autoridade de Trânsito Municipal.
A proposta, que leva o nome de “Cetran em Trânsito”, trouxe debates com assuntos variados de importância nacional e estadual. “Legislação de Trânsito no Brasil e suas Atualizações”, “Impactos Invisíveis dos Sinistros de Trânsito”, “Integração ao Sistema Nacional de Trânsito”, “Fiscalização de Trânsito à Luz do CTB e da Legislação do Estado do Rio de Janeiro” foram as temáticas abordadas ao longo de toda a manhã.
Para o responsável pela Autoridade de Trânsito de Barra do Piraí, o diretor de Convênios Ricardo Alexandre Coelho, eventos como este vão ao encontro dos anseios da população, mesmo que de maneira indireta. “Todo o conjunto de mobilidade envolve a sociedade como um todo, desde o pensamento sobre a confecção e troca de calçadas até a possibilidade de semáforos ou outros assuntos. O direito de ir e vir está inserido neste contexto, nesse debate”, frisa Ricardo Alexandre.
O presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Augusto Nunes Lima, relembrou da importância do CTB para evitar abusos nas ruas. “É a segunda edição deste fórum e somos gratos a Barra do Piraí pela oportunidade de debater sobre o trânsito. No Brasil, ainda temos muitas mortes acometidas por inconsequência nas rodovias. Precisamos desenvolver políticas públicas para reverter estas questões e, para isso, envolver a população se faz necessário”, aponta.
O secretário de Planejamento e Gestão, Dione Caruso, representou o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, e relembrou da parceria da prefeitura com a MRS para melhorar a mobilidade urbana. “Estamos na construção de políticas públicas que venham a ampliar a possibilidade da população se locomover, com segurança, no trânsito. Este elo com a MRS será de fundamental importância para a construção de um norte diferente para Barra do Piraí, seja com esse viés ou no desenvolvimento econômico”, disse o secretário.