BARRA DO PIRAÍ
Barra do Piraí vive atualmente um dos seus melhores momentos no setor de desenvolvimento econômico. Dados divulgados nesta semana pelo CAGED e pelo DataSebrae comprovam esse avanço. De acordo com a pesquisa, em 2025 o município alcançou a segunda posição na região em saldo de geração de empregos e a terceira colocação na abertura de empresas, um crescimento expressivo em comparação a 2024, quando o saldo de empregos havia sido negativo. A pesquisa utilizou um recorte dos 12 municípios mais próximos.
Segundo os órgãos de pesquisa, Barra do Piraí fechou o mês de setembro com saldo de geração de empregos em 582 e abertura de empresas em 1.602. Os números reforçam a seriedade e o profissionalismo do trabalho desempenhado pela gestão Katia Miki no setor, que apresentou avanços consideráveis em apenas 10 meses de seu mandato. Prova desse avanço é que, na pesquisa de 2024, Barra do Piraí encerrou o mês de setembro com -77 no saldo de geração de empregos. Além disso, este é o maior número de abertura de empresas em 15 anos, mais especificamente, a média está 28% acima do melhor ano até 2025 dentro do recorte de tempo.
O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Barra do Piraí, Tadeu Oliveira, ressaltou a representatividade desses números para os serviços desempenhados no município pela gestão Katia Miki.
“Em apenas 10 meses mudamos completamente o cenário do trabalho e desenvolvimento econômico de Barra do Piraí. Quando se compara com os indicadores estaduais, os dados mostram que Barra do Piraí teve uma abertura proporcional de empresas maior nos setores de comércio e da indústria do que de serviços. E, combinada com o crescimento do emprego, em especial no setor de serviços, indica que o crescimento da abertura de empresas é um reflexo do cenário de formalização e do ambiente favorável ao empreendedorismo, e não um simples movimento de pejotização. Há muito para comemorar e também há muito mais para trabalhar. Seguiremos empenhados em melhorar ainda mais esses números”, disse Tadeu.
Dos 582 empregos gerados, 400 foram ocupados por mulheres, enquanto o destaque setorial foi para a indústria e serviços. Porém a maior retomada veio do comércio, que em setembro de 2024 havia fechado com – 382 postos de trabalho e, neste ano, já se encontra próximo de se tornar positivo. Outros destaques na geração de emprego vão para a indústria metal-mecânica, logística e turismo, que reforçam a vocação do município e a importância destes segmentos para o desenvolvimento econômico..
Quanto à abertura de empresas, destacam-se a criação de mais de 1.300 MEIs (Microempreendedores Individuais). Além disso, por CNAE, as áreas de Cabeleireiros/Beleza e Restaurantes/Alimentos foram as que mais apareceram na pesquisa.
“A tendência é que a situação melhore ainda mais. Estamos fechando novas parcerias e implantando novos projetos no município, tais como o Contrata + Brasil, que permitirá a comercialização entre a prefeitura e microempreendedores individuais; o Regin 2.0, que dará fim à morosidade do processo de abertura de empresas, fazendo com que 95% delas sejam abertas em até uma hora; a implantação da Companhia de Desenvolvimento Econômico; além das parcerias com a AgeRio, Governo do Estado e muito mais. Barra do Piraí será próspera como nunca antes”, completou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, destacou que o crescimento desse setor no município é reflexo de muita dedicação e compromisso com o barrense. Segundo ela, as metas e planejamentos para os próximos anos já foram estabelecidos para aumentar ainda mais esses números.
“Fico muito feliz em ver, na prática e nos números, o crescimento de Barra do Piraí. Todo nosso trabalho é feito com total dedicação e compromisso com os barrenses. A geração de empregos e a abertura de empresas foi alavancada graças ao trabalho magnífico desempenhado pelo Tadeu e sua equipe, bem como todo o apoio que estamos recebendo das esferas estadual e federal. Esse é só o início. Colocamos metas altas para os próximos anos e já traçamos os planejamentos. Muita coisa boa vem por aí”, finalizou a prefeita.