BARRA DO PIRAÍ
A cidade de Barra do Piraí foi escolhida para sediar o lançamento oficial do Programa Novas Rotas, promovido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com foco na internacionalização de novos destinos turísticos no Brasil. A cerimônia ocorreu na sexta-feira, dia 11, na histórica Fazenda Ponte Alta, e contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, da prefeita Kátia Miki e de lideranças municipais da região Sul Fluminense. Além de Freixo e Kátia, participaram do evento os prefeitos de cidades vizinhas como Vassouras, Valença, Paraty, Angra dos Reis, Quatis, Piraí, Pinheiral, Rio Claro, entre outros, além da ex-prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, atual coordenadora de Parcerias Regionais da Embratur.

Cerimônia ocorreu na histórica Fazenda Ponte Alta e contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo – Divulgação PMBP
O objetivo principal do programa é promover destinos turísticos ainda pouco explorados, mas com grande potencial, integrando municípios próximos a roteiros consolidados para fomentar o turismo sustentável e competitivo. A iniciativa também prevê capacitações voltadas à sustentabilidade, inovação e uso de dados para gestores públicos, empresários e operadores do setor.
Durante o lançamento, houve um forte sentimento de integração regional entre os municípios do Centro Sul Fluminense e Médio Paraíba, com a proposta de que o crescimento turístico de uma cidade possa impulsionar o desenvolvimento de toda a região.
A prefeita Kátia Miki destacou a importância do programa para o fortalecimento da identidade turística local. “Todos os municípios daqui têm potencial para atrair visitantes do mundo todo. É gratificante ver a Embratur valorizando nossa região. Acredito que esse momento é um marco para o nosso desenvolvimento turístico”, afirmou.
Marcelo Freixo, por sua vez, enfatizou que o turismo é uma das maiores apostas econômicas do futuro. “O turismo é uma alternativa inteligente e sustentável de geração de riqueza e empregos. O Brasil tem um patrimônio natural e cultural único. Com o Novas Rotas, queremos revelar destinos incríveis de forma inovadora e responsável”, concluiu o presidente da Embratur.