BARRA DO PIRAÍ
A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa prestadora de serviços de merenda escolar, promoveu nesta quinta-feira, dia 2, a semifinal do 1º Concurso Culinário das Merendeiras da Rede Pública Municipal, intitulado Cozinhando Sonhos e Sabores.
Esta etapa da competição ocorreu à tarde, no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel, contando ainda com a presença da prefeita Katia Miki. Esse concurso tem como objetivo a valorização dos profissionais que atuam na atividade de preparar e servir as refeições para os alunos das escolas do município de Barra do Piraí, bem como demonstrar que, por meio da alimentação, os sonhos de todos os estudantes podem ser alcançados.
Além de promover esse reconhecimento, a iniciativa busca despertar novos sabores e incentivar a criação de pratos que poderão ser incorporados ao cardápio da rede municipal, sempre com foco na alimentação saudável.A prefeita Katia Miki destacou os benefícios do projeto pioneiro e enalteceu a atuação das merendeiras da rede municipal de ensino.
“Estamos fomentando uma alimentação saudável e nutritiva para nossos alunos, além de prestigiarmos nossas merendeiras e reconhecermos seu grande trabalho no dia a dia. Elas têm todo o meu respeito e admiração. Muito da melhora da nossa merenda escolar devemos ao amor e ao comprometimento delas com cada estudante”, disse a prefeita.
Todas as escolas da rede municipal de ensino participaram da primeira fase, realizada em agosto. Dez escolas foram classificadas para as semifinais, na qual seis delas optaram por pratos salgados e quatro preferiram criar pratos doces.
Após uma avaliação realizada por profissionais da área frente aos pratos criados pelas merendeiras, foi definido que as escolas que estarão na final da competição serão: Jorge Tinoco, Alfredo Mansur Elias, Creche Geraldo de Oliveira, Murilo Braga e General Olívio.
A final acontecerá no Dia da Merendeira, celebrado em 30 de outubro. As merendeiras que alcançarem o pódio (1º, 2º e 3º lugar) serão presenteadas com vale-compras.A secretária de Educação, Cleide Mara Rocha, também ressaltou a importância da iniciativa e o orgulho pelo trabalho realizado pelas profissionais.
“Esse é um projeto inovador que nos oferece uma excelente visão de futuro para a educação alimentar. Tenho muito orgulho do trabalho desempenhado por cada uma de nossas merendeiras. É um exemplo de carinho, criatividade e dedicação que vai muito além do preparo de refeições: representa cuidado com nossos alunos e investimento no futuro da nossa rede de ensino”, afirmou a secretária.



