BARRA DO PIRAÍ
Foi lançada neste mês de outubro, pela Secretaria de Saúde de Barra do Piraí, uma mobilização especial dentro da campanha Outubro Verde, que chama a atenção para a prevenção e o combate à sífilis. A iniciativa tem como principal objetivo estimular o aumento da testagem entre os moradores, garantindo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Como forma de engajar as equipes e tornar a ação ainda mais dinâmica, o município criou a Gincana “Outubro Verde – Unidos Contra a Sífilis”, envolvendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Estratégias de Saúde da Família (ESF). As equipes das três unidades que mais se destacarem na mobilização da comunidade e na ampliação dos testes rápidos serão premiadas.
“A proposta da gincana é transformar informação em ação. Queremos fortalecer o cuidado em saúde com criatividade, acolhimento e compromisso, engajando os profissionais e a população no enfrentamento da sífilis e contribuindo para reduzir os casos no município”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Cristiano Almeida.
Além da gincana, as unidades estão recebendo apoio técnico e material da Coordenação Municipal de IST/HIV, incluindo o fornecimento de testes rápidos, seringas e penicilina benzatina, medicamento utilizado no tratamento da sífilis. A campanha reforça também a importância da educação em saúde, levando informação para gestantes, puérperas, adolescentes e toda a população sexualmente ativa.
Resultados da mobilização
Com os agentes de saúde motivados pela gincana, os números de testagem dentro da Campanha Outubro Verde estão bastante positivos e em crescimento. Na primeira semana, foram realizados 423 testes de sífilis. Na segunda, 587. No sábado, dia 11, quando as unidades de saúde ficaram abertas, 303 pessoas foram testadas.
Até o último balanço, foram testados em Barra do Piraí 1.313 moradores. Dos resultados, 58 foram positivos para sífilis, 2 para hepatite C, 1 para hepatite B e 1 para HIV. Os números mostram o impacto inicial da campanha e a importância de ampliar a testagem para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Para conseguir atingir o maior número de pessoas, as unidades de saúde estão visitando escolas, empresas, academias e igrejas levando informação sobre a campanha do Outubro Verde. A criatividade também é uma outra aliada para convencer a população a realizar a testagem. A Luzia de Souza Alves, atua na ESF Belvedere, e até se fantasiou.
“A nossa enfermeira Roseli deu a ideia e eu como sou muito animada topei na hora. Tô atendendo as pessoas assim com essa roupa verde, esse enfeite na cabeça e toda pintada. Até música fizemos! Todo mundo aqui está gostando muito e a gente aproveita pra fazer o maior número de testes possível. As pessoas precisam cuidar da saúde e no que depender de nós, todo mundo vai ficar saudável”, afirmou a agente da saúde.
O que é sífilis e como prevenir
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida por relação sexual sem preservativo, da mãe para o bebê durante a gestação ou o parto (sífilis congênita) e, em casos raros, por transfusão de sangue contaminado.
Entre os sintomas mais comuns estão feridas nos órgãos genitais, manchas pelo corpo e febre, mas muitas vezes a doença é assintomática, o que reforça a importância da testagem regular. O diagnóstico é feito por meio do teste rápido, disponível gratuitamente nas unidades de saúde. O tratamento é simples, eficaz e gratuito, realizado com penicilina benzatina.
Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde de Barra do Piraí estarão mobilizadas para ampliar o acesso da população aos testes rápidos e fortalecer a conscientização sobre a prevenção das ISTs.