BARRA DO PIRAÍ
A integração entre os distritos de Barra do Piraí e Valença ganha força com o planejamento do Corredor Turístico e Cultural Ipiabas/Conservatória, iniciativa que busca impulsionar os setores turístico, cultural, comercial e hoteleiro da região.
A Secretaria de Turismo e Cultura de Barra do Piraí sediou a reunião estratégica para definir os próximos passos do projeto. O encontro foi organizado pelo assessor especial da Secretaria Estadual de Turismo, Wanderson Farias, e contou com a participação dos secretários de Turismo e Cultura de Barra do Piraí, Tadeu Oliveira, e de Valença, Antônio Carlos Silva. Também estiveram presentes empresários, produtores e representantes do setor.
A proposta visa consolidar uma conexão entre os dois distritos, ambos reconhecidos como importantes destinos turísticos do Vale do Café. A expectativa é que Ipiabas e Conservatória se fortaleçam mutuamente, criando um fluxo contínuo de visitantes e ampliando as oportunidades para os segmentos cultural, comercial e hoteleiro.
O secretário de Turismo e Cultura de Valença, Antônio Carlos Silva, destacou a importância da cooperação entre os municípios. “Hoje temos governos que dialogam e trabalham juntos. O corredor turístico permitirá que uma cidade complemente a outra, tornando a experiência dos visitantes ainda mais enriquecedora”, afirmou.
Já o secretário de Turismo e Cultura de Barra do Piraí, Tadeu Oliveira, reforçou que os distritos devem atuar como aliados e não como concorrentes. “Ipiabas e Conservatória não devem ser vistas como destinos isolados ou apenas pontos de passagem. Pelo contrário, suas atividades são complementares e fortalecem não apenas suas identidades, mas também a do Vale do Café”, destacou.
Inspirado no modelo de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, o projeto busca integrar os atrativos de ambas as localidades para criar um roteiro turístico sólido e sustentável. “Essa iniciativa permitirá o crescimento conjunto dos destinos do Vale do Café, beneficiando diversos setores por meio de parcerias estratégicas”, explicou Wanderson Farias.
A reunião também contou com a presença de lideranças do setor, como Jorge Aiex, presidente do Sicomércio de Barra do Piraí; Marco Torres, presidente do Sicomércio de Valença; Bruna Medeiros, analista de negócios do Sebrae; Rodrigo Du Vale, representante da Associação dos Queijeiros; João Machado, presidente da Ascav, além de empresários, donos de pousadas e hotéis, representantes da Universidade de Valença (UniFAA) e outros integrantes do trade turístico.