Barra do Piraí é representada na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília

Assistente social Juliana Garcia participa do encontro que celebra 20 anos do SUAS

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 12 08 at 16.37.40

BARRA DO PIRAÍ

Barra do Piraí esteve oficialmente representada na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que começou no último dia 6 e vai até esta terça-feira (9), em Brasília. A servidora efetiva Juliana Garcia, assistente social há 12 anos no município, integrou a delegação do Estado do Rio de Janeiro após ser eleita durante a Conferência Estadual.

A conferência marca os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e reune gestores, trabalhadores, usuários e representantes da sociedade civil para avaliar a política pública, discutir melhorias e definir diretrizes do próximo Plano Decenal de Assistência Social. O evento também celebrou os 32 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), base legal que garante a assistência como um direito do cidadão e não como caridade.

Durante a abertura, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou o papel estruturante do SUAS no combate à fome e à pobreza no Brasil. Ele reforçou que o sistema foi decisivo para tirar o país do Mapa da Fome e defendeu a importância da PEC 383, que propõe percentuais mínimos de financiamento para garantir a continuidade e o fortalecimento dos serviços socioassistenciais.

Representando os trabalhadores do SUAS, Juliana integrou o Eixo 2, que discutiu condições de trabalho, realização de concursos públicos, combate ao assédio moral e valorização da categoria. “A Política de Assistência Social é um direito constitucional, não se confunde com assistencialismo. Para funcionar com qualidade, precisa de financiamento, equipes completas e trabalhadores valorizados”, afirmou a assistente social.

Para Juliana, a presença de Barra do Piraí em um espaço nacional amplia a capacidade de articulação do município, fortalece as práticas locais e permite trazer conhecimentos atualizados para melhorar o serviço prestado às famílias. “O município deve festejar essa participação. É uma eleição concorrida, na qual você precisa demonstrar conhecimento e representar bem o estado e o município. Fui a única eleita de Barra do Piraí, o que é motivo de orgulho para todos nós”, destacou.

A secretária municipal de Assistência Social, Marina Tinoco, comemorou a presença do município na conferência e ressaltou os benefícios diretos para a população. “Ter Barra do Piraí representada na Conferência Nacional reforça nosso compromisso com uma política pública séria, técnica e eficiente. A participação da Juliana demonstra o empenho da nossa equipe em buscar melhorias, fortalecer o SUAS e trazer para o município práticas atualizadas que resultem em mais proteção e acolhimento às famílias que mais precisam”, afirmou a secretária.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos