BARRA DO PIRAÍ
Barra do Piraí esteve oficialmente representada na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que começou no último dia 6 e vai até esta terça-feira (9), em Brasília. A servidora efetiva Juliana Garcia, assistente social há 12 anos no município, integrou a delegação do Estado do Rio de Janeiro após ser eleita durante a Conferência Estadual.
A conferência marca os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e reune gestores, trabalhadores, usuários e representantes da sociedade civil para avaliar a política pública, discutir melhorias e definir diretrizes do próximo Plano Decenal de Assistência Social. O evento também celebrou os 32 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), base legal que garante a assistência como um direito do cidadão e não como caridade.
Durante a abertura, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou o papel estruturante do SUAS no combate à fome e à pobreza no Brasil. Ele reforçou que o sistema foi decisivo para tirar o país do Mapa da Fome e defendeu a importância da PEC 383, que propõe percentuais mínimos de financiamento para garantir a continuidade e o fortalecimento dos serviços socioassistenciais.
Representando os trabalhadores do SUAS, Juliana integrou o Eixo 2, que discutiu condições de trabalho, realização de concursos públicos, combate ao assédio moral e valorização da categoria. “A Política de Assistência Social é um direito constitucional, não se confunde com assistencialismo. Para funcionar com qualidade, precisa de financiamento, equipes completas e trabalhadores valorizados”, afirmou a assistente social.
Para Juliana, a presença de Barra do Piraí em um espaço nacional amplia a capacidade de articulação do município, fortalece as práticas locais e permite trazer conhecimentos atualizados para melhorar o serviço prestado às famílias. “O município deve festejar essa participação. É uma eleição concorrida, na qual você precisa demonstrar conhecimento e representar bem o estado e o município. Fui a única eleita de Barra do Piraí, o que é motivo de orgulho para todos nós”, destacou.
A secretária municipal de Assistência Social, Marina Tinoco, comemorou a presença do município na conferência e ressaltou os benefícios diretos para a população. “Ter Barra do Piraí representada na Conferência Nacional reforça nosso compromisso com uma política pública séria, técnica e eficiente. A participação da Juliana demonstra o empenho da nossa equipe em buscar melhorias, fortalecer o SUAS e trazer para o município práticas atualizadas que resultem em mais proteção e acolhimento às famílias que mais precisam”, afirmou a secretária.

