BARRA DO PIRAÍ
Barra do Piraí, com aproximadamente 100 mil habitantes, foi o primeiro entre os seis maiores municípios do Sul Fluminense a implantar a iluminação 100% LED na cidade. O projeto, capitaneado pelo Prefeito Mário Esteves, contemplou todos os bairros e distritos. Além de durar mais, as lâmpadas são mais econômicas.
As antigas lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) consomem mais energia elétrica, além de ter uma durabilidade menor, entre dois e cinco anos – enquanto as de LED podem resistir a até 15 anos. Outro benefício é a parte tecnológica: através de um aplicativo, no celular, o cidadão informa à empresa responsável pelo serviço qualquer tipo de problema, como pontos escuros, lâmpadas com defeito etc.
Segundo declarou o prefeito, esse é o fim de postes com lâmpadas queimadas, que eram uma reclamação constante da população. Esteves destacou que quando assumiu a prefeitura em janeiro de 2017, o estoque de lâmpadas estava zerado e que passou os quatro anos do seu primeiro mandato para dar conta de toda a demanda, ao mesmo tempo em que planejávamos essa revolução na iluminação pública.
“Mas deu certo e, hoje, a tecnologia de LED é uma realidade em todo o município, passando por bairros e distritos, o que irá refletir, a longo prazo, em economia para os cofres públicos”, finalizou o chefe do Executivo.