BARRA MANSA
O Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras consagrou, as bandas do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, como as melhores do país. O Projeto foi vencedor em todas as categorias em que concorreu na competição realizada neste sábado (5) em Lorena, SP.
A Banda Marcial Infantil ficou em primeiro lugar em sua categoria, (“Orquestra de Metais e Percussão | Infantil e Infantojuvenil”) e a Banda Sinfônica Infanto, levou o segundo lugar na sua categoria, (“Banda Sinfônica Infantojuvenil”) sob regência do Maestro Peterson Maxwell, é a primeira vez que os grupos participam de um campeonato.
Ambos grupos foram criados a menos de um ano pelo Projeto Música nas Escolas e são a porta de entrada para os alunos que estão ingressando na música. Segundo o professor e maestro Peterson Maxwell, ver o poder de amadurecimento dos alunos durante o processo de preparação do campeonato, foi gratificante; “nos dois grupos temos alunos a partir de 10 anos de idade, e ver a motivação deles foi incrível. Os alunos se reuniam para estudar uns nas casas dos outros, conversavam sobre as peças que iríamos apresentar tudo isso sem que eu, como maestro precisasse pedir!”.
O maestro ainda afirma que o campeonato em si, acaba sendo uma espécie de “raio-x”, onde os professores conseguem avaliar o trabalho que vem sendo feito, o desenvolvimento musical e do aluno.
O campeonato brasileiro de bandas e fanfarras, que foi realizado pela LBF (Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras) continuou no período da tarde, e mais uma vez as bandas do projeto foram premiadas em suas categorias. Depois de um período sem participações em concursos, a Banda Marcial levou o primeiro lugar na categoria “Orquestra de Metais e Percussão Sênior”. Sob regência do maestro Hércules Alves.
“Pra nós do Projeto Música nas Escolas, retornar às competições tem um peso muito enorme. A pandemia nos prejudicou bastante, a gente vê uma importância muito grande nesse tipo de campeonato. Conhecemos muita gente, novas músicas, formas diferentes de tocar e muitos músicos. E musicalmente falando, esse tipo de intercâmbio musical só ajuda no nosso crescimento.” Afirmou o Maestro e Diretor assistente do projeto, Hércules Alves.
Na categoria banda sinfônica sênior, a Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa levou o segundo lugar, e por apenas um décimo de diferença da primeira colocada. Pro maestro Isac Francis, é sempre impactante se apresentar para uma banca de jurados de alto nível, diante de uma plateia cheia de músicos atentos a cada nota.
“De modo geral, o campeonato foi muito relevante pra Banda Sinfônica. Conquistamos o segundo lugar, somos a segunda melhor Banda Sinfônica do Brasil!”, concluiu o maestro.
E pra finalizar o dia de competições, a Banda Marcial recebeu da LBF (Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras) o troféu de edição única “Waldenilson Cunha Costa” por ter sido a banda com maior pontuação do dia.
“Receber o troféu de melhor aproveitamento do dia, e que também é uma homenagem ao maestro e um dos fundadores da liga Waldenilson, que nos deixou esse ano, só agrega honra e orgulho para a Banda Marcial”. Concluiu o maestro, Hércules Alves.