Banda Municipal de Marcha de Paraíba do Sul completa 18 anos de fundação

0

PARAÍBA DO SUL

A Banda Municipal de Marcha de Paraíba do Sul (BAMMAPS) completou no último dia 24 de julho, 18 anos de fundação. Criada em 2003, na então gestão do ex-prefeito Rogério Onofre, a Banda Municipal realiza um trabalho de sensibilização artística que leva o ensino da música aos alunos da Rede Municipal de Ensino e a toda comunidade sul-paraibana.

Durante a pandemia do coronavírus, a BAMMAPS permaneceu com suas atividades paralisadas, mas com o retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, a banda foi autorizada a retomar os ensaios, seguindo todas as recomendações de segurança, como a higienização dos instrumentos, o uso de máscara antes e após os ensaios, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social entre os instrumentistas.

Para as comemorações do aniversário de 18 anos, a BAMMAPS realizou uma pequena apresentação no Parque Salutaris no dia 17 de julho, sem a presença de público e seguindo todas as recomendações de segurança. Na ocasião, todos os instrumentistas e o maestro realizaram o teste para a Covid-19.

Esta foi a primeira vez que a banda voltou a se apresentar após 1 ano e 3 meses de paralisação. O vídeo da apresentação pode ser conferido nas páginas oficiais da Secretaria de Educação no Facebook e Instagram.

Quase duas décadas de música representando Paraíba do Sul

De 2003 a 2018, a Banda Municipal de Marcha de Paraíba do Sul foi comandada pelo saudoso maestro Jorge Soares, até o seu trágico e repentino falecimento. A comoção pela perda do maestro fundador foi enorme, mas aos poucos foi sendo superada com a retomada dos ensaios e apresentações, tendo como novo regente o maestro Emanuel Silva, que começou como aluno de trombone da banda no ano de 2004, e hoje permanece à frente da BAMMAPS.

Sempre presente em eventos importantes do município, a BAMMAPS também se apresentou em diversas cidades da região ao longo de sua história. Apesar de ser uma banda originalmente de marcha, voltada para desfiles, a Banda Municipal também realiza apresentações de concerto, na qual os instrumentistas executam peças sinfônicas.

Para o regente Emanuel Silva, o retorno dos trabalhos da BAMMAPS é uma grande conquista para a música do município. “A interrupção dos ensaios durante a pandemia foi um momento muito difícil também para a banda. Agora, com o retorno das atividades, a felicidade de podermos realizar aquilo que amamos é enorme. Só tenho a agradecer à prefeita e à Secretaria de Educação pelo apoio e suporte para levarmos este trabalho musical aos estudantes dentro das escolas, ajudando a transformar vidas e deixar um legado musical a cada um deles.” – disse Emanuel.

error: Conteúdo protegido !