A partir da próxima sexta-feira, dia 12, às 17 horas, todas as agências bancárias e caixas eletrônicos localizados na central nuclear de Angra e nas vilas residenciais da Eletronuclear suspenderão as transações que envolvem movimentação de dinheiro em espécie.
A decisão foi comunicada pela empresa aos bancos que atuam nestas localidades – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob – durante reunião realizada na terça-feira, dia 9, em Angra dos Reis. Uma nova reunião será realizada em 1º de fevereiro para avaliar a situação e decidir pela continuidade ou não da medida.
Nesta quarta-feira, dia 10, foi distribuído um comunicado interno para os colaboradores da empresa informando sobre a mudança no funcionamento dos bancos. Além disso, estão sendo fixados cartazes com essas informações nas agências e em locais de grande circulação nas vilas, de maneira a dar ciência a moradores, comerciantes e frequentadores destes locais sobre o procedimento.
Segundo o presidente da companhia, Leonam dos Santos Guimarães, a resolução foi motivada pelos assaltos a agências bancárias ocorridos nas vilas de Mambucaba, dia 9 de dezembro 2017, e Praia Brava, na madrugada de segunda-feira, dia 8. “Mesmo ciente de que isso resultará em transtornos para os colaboradores da empresa e os moradores e frequentadores das vilas, a Eletronuclear não pode se omitir diante dos atos de violência urbana praticados em áreas de sua propriedade. Para a empresa, a segurança e a integridade das pessoas vem em primeiro lugar”, frisou o presidente da companhia.