Banco de Sangue no HSJB de Volta Redonda sofre queda no estoque e inicia campanha para atrair doadores  

0

VOLTA REDONDA

A queda no estoque do Banco de Sangue, no Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, fez com que o hemonúcleo iniciasse uma campanha para atrair doadores. A informação é de que todos os anos há uma queda consideravelmente no número de doações durante o período das festas de fim de ano. Por isso, com a campanha, o órgão espera garantir estoque para o Natal e Ano Novo.

Segundo informou o secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto,

o Banco de Sangue funciona de segunda à sexta-feira, das 7 horas às 13 horas. Além da própria unidade de saúde, o órgão atende ainda o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, o Hospital do Idoso, além do Cais Aterrado, Hinja, Agência Transfusional de Piraí e Hospital de Pinheiral.

O secretário de Saúde ressaltou ainda que para ser um doador é preciso ter estilo de vida saudável, não ter comportamento de risco e respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. “Nos ajudem a manter o nosso estoque de sangue para salvar vidas. Esse período é um dos mais críticos do ano, já que as festas e as férias de verão refletem diretamente no movimento de doadores”, destacou o secretário.

A coordenadora do hemonúcleo, Rosimere Herdy Cardoso, explicou que a meta ideal é de pelo menos 450 doadores por mês. Explicou ainda que a unidade tem uma média de 325 doadores aptos por mês, mas para alcançar o número ideal, de 400 aptos, é necessário que 450 se disponibilizem a doar. “Para doar, a pessoa interessada deve apresentar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não estar em jejum e nem ingerir alimentos gordurosos, além de apresentar bom estado de saúde”, informou a coordenadora.

Lembrou ainda a coordenadora que, no próximo dia 25, o Banco de Sangue irá comemorar o Dia Nacional do Doador, com um café da manhã. Foi criado um banner com asas para que os doadores possam tirar fotos. Haverá ainda um sorteio de camisas para os 50 primeiros doadores. “O dia nacional do doador é um evento anual para celebrar aquelas pessoas que ajudam a salvar vidas através da doação de sangue”, concluiu a coordenadora do hemonúcleo.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !