Banco de Sangue de Volta Redonda terá campanha pelo Dia Nacional do Doador Voluntário

0

VOLTA REDONDA
O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda lança a “Semana do Doador Voluntário de Sangue”, entre os próximos dias 22 e 26, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário, celebrado no dia 25. Além de lembrar a data, o objetivo é aumentar as doações de sangue no período que antecede as festas de fim de ano, quando a demanda por hemocomponentes é maior. O Banco de Sangue funciona no Hospital São João Batista e a captação de doadores é feita das 7 às 13 horas, de segunda a sexta-feira.
O coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico hematologista, Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, afirmou que a campanha pretende conscientizar a população sobre a importância de doar sangue e, principalmente, valorizar o doador voluntário. “Estas pessoas altruístas, que comparecem para doar espontaneamente, merecem nossos agradecimentos e os parabéns. Elas fazem a diferença, salvam vidas”, disse.
TRANSFUSÕES REALIZADAS
Ele acrescentou que, desde julho deste ano, período em que passou a atuar no Banco de Sangue de Volta Redonda, há déficit de doações em relação às transfusões realizadas. “O ideal seriam 600 doações por mês e, de maio a outubro deste ano, setembro foi o mês com mais coletas, 426 no total, e mesmo assim o número de transfusões foi maior”, contou Lula.
O médico deixou claro que doar sangue não oferece risco ao doador. Antes fazer o procedimento, todos passam por triagem clínica. “O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda conta com equipe multiprofissional e é responsável pela captação, coleta, processamento, imunohematologia e expedição das bolsas. Apenas a sorologia é feita no HemoRio”, falou Lula.

O trabalho da equipe separa os hemocomponentes, hemácias, plasma e plaquetas. A hemácia é o componente mais usado em caso de acidentes e ocorrências como Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, que aumentam no fim do ano. Por isso, a importância de garantir o estoque. A duração deste componente é de 42 dias.
DESTAQUE NO ESTADO
O Banco de Sangue, que é destaque no Estado do Rio de Janeiro, pela estrutura técnica e equipamentos de última geração, conta com o médico hematologista, enfermeiros, biólogos, técnicos de enfermagem, técnicos em laboratório, administrativos e auxiliar de serviços gerais.
O Núcleo de Hemoterapia atende quatro unidades em Volta Redonda. O próprio Hospital São João Batista (HSJB), onde funciona, é seu principal cliente por ser o maior hospital público do Sul Fluminense, Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), Hospital Nelson dos Santos Gonçalves, antigo Cais Aterrado, e o HINJA. E mais, ainda fornece hemocomponentes para uma unidade em Pinheiral e outra em Piraí.
QUEM PODE SE DOADOR DE SANGUE
Pessoas entre 16 e 69 anos, menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis, estar em boas condições de saúde, quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não devem doar sangue, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado, se comer alimentos gordurosos é necessário aguardar por três horas antes de doar, apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial, aguardar dois dias se foi vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac e aguardar sete dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante.

Deixe um Comentário